Estado define prioridades de pesquisa no SUS

Oficina de prioridades em saúde é encerrada pela FAPEAM e FMT-AM com a participação de 47 pesquisadores

Instituições de assistência, ensino e pesquisa do Amazonas encerraram as atividades da Oficina de Prioridades do Programa de Pesquisas para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), realizada durante esta semana, em Manaus.

O evento reuniu nos dias 4 e 5 deste mês, na sede da Fundação de Medicina Tropical (FMT-AM), 47 pesquisadores de fundações de apoio à saúde, de instituições de pesquisa e representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) e do Ministério da Saúde.

“No encontro foram discutidas as linhas de pesquisa que serão desenvolvidas no Estado durante o próximo ano”, explicou o diretor de Ensino e Pesquisa da FMT, Silas Guedes.

Entre os assuntos abordados, estiveram a influência decisiva dos pesquisadores que se propõem a trabalhar com as doenças graves que acometem a população e as três temáticas que definirão as linhas de pesquisas e projetos na área de saúde realizados no Amazonas em 2009.

As três temáticas são: ‘Doenças Negligenciadas (aquelas doenças que, com os anos, passam a ter uma menor incidência, mas que devem ser motivo de alerta para a população e autoridades políticas, como por exemplo a tuberculose, a hanseníase e a leishmaniose), ‘Outros agravos da saúde’ (aquelas doenças que não são negligenciadas e merecem especial atenção, como as DST’s) e ‘Medicina Preventiva’ (as principais propostas de prevenção a doenças no Estado).

Durante os dois dias, participaram da Oficina PPSUS pesquisadores da FMT, Fapeam e instituições como Fundação de Vigilância em Saúde, Fundação Hemoam, Fiocruz, Inpa e Fundação Alfredo da Matta, além de representantes das universidades Federal e do Estado do Amazonas (Ufam e UEA) e de instituições privadas de saúde no Estado.

A abertura da oficina contou com a participação de colaboradores da FMT-AM, representantes de outras entidades de saúde do Estado e coordenadores de segmentos de pesquisa, além do diretor da FMT, Sinésio Talhari, e das representantes da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e do Ministério da Saúde, Maria Olívia de Albuquerque e Thenile Ramos, respectivamente.

O principal objetivo do Governo Federal em promover o Programa PPSUS é disseminar o fomento descentralizado à pesquisa nos Estados. Para isso, são repassados recursos financeiros às fundações de amparo à pesquisa (FAPs) e demais instâncias estaduais de fomento à pesquisa que, em parceria com as respectivas secretarias estaduais de saúde (SES), publicam editais para seleção de projetos relevantes para o Sistema Único de Saúde (SUS).


Izenilda Farias
Assessoria de Imprensa – Três Comunicação – Manaus/AM
Tels: (92) 3651-7126 / 3651-8568
Skype: izenilda.farias