Estado discute Lipodistrofia em portadores do HIV

A Coordenação Estadual de DTS/Aids realiza hoje (24), na Fundação de Medicina Tropical, um curso de capacitação em Lipodistrofia em pessoas portadoras do vírus HIV/Aids. O curso é destinado a profissionais da área de saúde que trabalham com estes pacientes, com ênfase para a prevenção da doença que atinge quase que a totalidade dos pacientes em tratamento. O assunto será visto tanto na teoria e também através de exercícios práticos para que os profissionais possam fixar bem o assunto.

Profissionais especializados no diagnóstico e tratamento da lipodistrofia em pacientes com HIV estarão ministrando as palestras e tirando dúvidas a respeito do assunto. A lipodistrofia é a alteração na massa corpórea da pessoa, com aumento de gordura na região do abdômen, entre os ombros, ao redor do pescoço ou no tórax. A doença também causa perda de gordura da pele, sendo o único tipo de perda de gordura associado ao HIV.

A lipodistrofia também causa a perda de apetite e aumento dos níveis de gordura e açúcar no sangue, deixando o organismo vulnerável para as chamadas doenças oportunistas como a diabetes e a hipertensão, além de doenças cardíacas.

Como formas de prevenção os pacientes portadores do vírus HIV devem buscar uma alimentação equilibrada combinada com realização de exercícios físicos, além do acompanhamento médicos especialistas.