Estado e município lançam plano contra dengue

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, respectivamente, apresentam nesta quinta-feira (20/11), às 9 horas, na sede do Distrito de Saúde da Zona Oeste, no conjunto Santos Dumont, o Plano de Operação Impacto contra a Dengue a ser executado no período de dezembro deste ano a maio de 2009.

O Plano tem como objetivo reduzir a circulação do mosquito Aedes aegypti e evitar o crescimento de casos de dengue durante o período de maior risco de transmissão da doença.

Participarão das ações previstas pelo Plano, as áreas de saúde, educação, limpeza urbana e meio ambiente estaduais e municipais, Forças Armadas e órgãos do comércio e da indústria.

O Amazonas é considerado estado de risco para epidemia de dengue pela baixa exposição da população à doença nos anos anteriores e pela circulação dos três sorotipos (1,2 e 3) na capital, onde são registrados mais de 90% do total de casos do Estado. Além disso está próximo da Venezuela, onde já circula o sorotipo 4, ainda inexistente no país.

______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM