Estado encerra semana de amamentação
A programação em comemoração a Semana Mundial de Amamentação se encerra nesta quinta-feira (07), às 16h30, com uma passeata saindo da Praça da Matriz seguida de uma programação cultural no Largo de São Sebastião.
O evento reunirá profissionais da área de saúde da criança e alunos da rede pública de ensino que aproveitarão a oportunidade para sensibilizar a população sobre a importância do aleitamento materno tanto para o bom desenvolvimento da criança quanto para a saúde da mãe.
A passeata terá início na Praça da Matriz e percorrerá a avenida Eduardo Ribeiro até o Largo de São Sebastião, no trajeto serão distribuídos folders com informações sobre o aleitamento materno. No Largo será desenvolvida uma programação cultural com a apresentação de grupos de teatro, danças e coral.
Durante a manhã a maternidade Ana Braga realiza um curso sobre manipulação de leite humano para colaboradores dos “Cantinhos da Amamentação” das maternidades públicas e privadas, postos de coleta municipais e do Banco de Leite Humano. Além disso, a maternidade vai realizar a palestra “Amamentação: Participe e Apóie a Mulher”, voltada para gestantes, doadoras de leite e familiares e amigos convidados.
O aleitamento materno é fundamental para a boa saúde do bebê. Além de ser o alimento completo para os primeiros meses de vida o leite materno também protege contra doenças. È recomendável que o aleitamento seja exclusivo até os seis meses e complementado com outros alimentos até aos dois anos de idade.
Pesquisa – O Ministério da Saúde está realizando a II Pesquisa Nacional de Prevalência de Aleitamento Materno no Brasil. A pesquisa será realizada no sábado (09) durante a II etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil.
O Ministério pretende identificar os índices de aleitamento e nutrição das crianças menores de um ano e utilizar os dados na avaliação e planejamento das políticas públicas de saúde no país.
Durante a pesquisa serão analisadas as práticas alimentares de crianças menores de um ano, dando ênfase ao aleitamento materno exclusivo e complementado. As mães serão convidadas a responder um questionário sobre o consumo de leite materno, a introdução de outros tipos de leite e alimentos, além de questões gerais sobre a alimentação da criança e sobre a rotina alimentar da família.
_______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br