Estado inaugura novo pronto-socorro
Um novo com pronto-socorro, preparado para atender crianças e adultos, foi inaugurado ontem (27) pelo Governo do Estado, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
A unidade, que leva o nome do médico Platão Araújo, começou a funcionar imediatamente após a inauguração oficial, feita no início da noite, pelo secretário estadual de Saúde Wilson Alecrim, com a presença de Virgínia Marília, Gláucia e Cláudia, respectivamente viúva e filhas do médico que dá nome à unidade.
O novo serviço amplia a rede estadual de urgência e emergência e deve absorver parte da demanda atendida atualmente pelo pronto-socorro João Lúcio (também na zona Leste), que recebe, em média 600 pacientes por dia.
Em discurso emocionado Gláucia Araújo, agradeceu a homenagem prestada ao pai, detacando que durante 50 anos Platão Araújo se dedicou à medicina no Estado, como um dos pioneiros na especialidade de otorrinolaringologia.
O novo pronto-socorro tem um total de 84 leitos, dos quais 60 para internação, quatro para isolamento e 20 para urgência e emergência. A unidade conta consultório ortopédico e sala de gesso, consultório odontológico, dois consultórios de clínica geral, dois consultórios de pediatria, sala para assistência a pacientes politraumatizados, sala de sutura e drenagem, sala para pequenas cirurgias, laboratório e sala de coleta de material para análise bioquímica, raio X, central de esterilização e agência transfusional.
Para construir e equipar a unidade, o Governo do Estado investiu R$ 21 milhões. De acordo com a Gerência de Engenharia da Susam, o pronto-socorro tem projeto arquitetônico e funcional moderno e foi desenhado visando agilidade no fluxo interno e maior comodidade aos pacientes desde a recepção.
Atuam na unidade 590 servidores de todas as categorias, além de cooperativas médicas. As equipes contam com pediatras, ortopedistas, cirurgiões, clínicos e cirurgiões dentistas.
O secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, disse, durante a inauguração que o novo pronto-socorro irá facilitar o acesso das populações das zonas Leste e Norte ao serviço de urgência, ao mesmo tempo em que servirá de apoio à internação de pacientes atendidos principalmente no pronto-socorro João Lúcio e no pronto-socorro da Criança da Zona Leste, mais conhecido como Joãozinho.
Para evitar congestionamentos desnecessários, o secretário esclareceu que os pronto-socorros devem ser procurados somente nos casos urgentes e graves. Ele cita como exemplo os traumas causados por acidentes (de trânsito, domésticos e de trabalho), fraturas, agressão física grave, queimaduras extensas, ferimentos por arma branca (estilete, faca, terçado, canivete, punhal, espeto e outros) e arma de fogo (revólver, pistola, espingarda e outras), além de envenenamento, ingestão de corpo estranho (moedas, bolas de gude, botões, espinhas de peixe), afogamento, choque elétrico, mal-estar súbito (desmaio), dores intensas e repentinas.
O médico que dá nome à unidade, Aristocles Platão Bezerra de Araújo, era médico otorrinolaringologista, um dos primeiros a praticar a especialidade em Manaus. Respeitado e admirado por várias gerações, o Dr. Platão, como era mais conhecido, também exerceu cargos administrativos, como a presidência do antigo Ipasea.