Estado já oferece cirurgias em três unidades

Além da Beneficente Portuguesa, o Hospital Santa Júlia também foi contratado pelo governo estadual para a realização de cirurgias cardíacas. O contrato, assinado no mês passado, no valor de R$ 869 mil, visa o atendimento de 60 crianças com cardiopatia congênita que precisariam sair do Amazonas. As cirurgias já começaram.

Segundo o secretário Wilson Alecrim, a unidade referencial da rede estadual para Cardiologia é o Francisca Mendes, onde já foram realizadas mais de 100 cirurgias cardíacas em adultos, desde que o procedimento passou a ser oferecido, em dezembro do ano passado. A partir do próximo ano também serão atendidas crianças com cardiopatia congênita. O hospital, que já realiza cateterismos para diagnóstico e tratamentos cardíacos mais simples em crianças, também terá em 2006 terá UTI pediátrica e toda a estrutura necessária para as cirurgias infantis.

“Estamos promovendo ações estruturantes que irão garantir que o Estado atenda sua própria demanda de forma oportuna e com qualidade e evitando a transferência de pacientes para outros estados”, afirma o secretário Wilson Alecrim. Ele destaca que o atendimento às cardiopatias é um problema antigo e que só no atual governo está merecendo projetos consistentes. “As mortes por cardiopatia diminuíram e o atendimento clínico e cirúrgico foi ampliado nos últimos três anos”.