Estado prepara “cuidadores” para os CAPs

Os profissionais que deverão integrar o quadro de funcionários do primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do estado estão participando de um curso de capacitação, que irá prepará-los para prestar atendimento aos portadores de transtornos mentais atendidos na unidade. Entre os assuntos abordados durante o curso e que devem ser colocados em prática no dia-dia estão a preocupação em cuidar do paciente de maneira integral, englobando as partes física, psicológica e social.

O curso terá duração de cinco dias e deverá capacitar mais de uma centena de profissionais que mesmo trabalhando há alguns anos com portadores de transtornos mentais precisam estar atualizados com relação aos avanços no tratamento e atenção dispensados aos pacientes.

Entre as novidades apresentadas está a mudança na nomenclatura dos profissionais que deixam de ser simplesmente o enfermeiro, médico ou assistente social para serem os “cuidadores” dos pacientes. “A mudança real é que a partir de agora os profissionais não irão se preocupar apenas com o estado psíquico do paciente, mas sim com o todo, o físico, emocional, social, ou seja, o ser humano como um todo”, afirma o coordenador estadual de saúde mental, Rogelio Casado.

Estão sendo capacitados todos os profissionais que irão atuar no CAPS e também os que trabalham no Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, incluindo desde o auxiliar de serviços gerais até os médicos. O curso está sendo ministrado pela direção técnica do Hospital Psiquiátrico e deverá resultar em um maior comprometimento dos profissionais cuidadores com a inserção social e com a construção da cidadania dos portadores de transtornos mentais.

O curso antecede a consultoria que será dada pelo especialista em saúde mental, professor da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), Silvio Yasui, que estará em Manaus, discutindo com os profissionais de saúde mental a construção de novos projetos terapêuticos embasados nos conceitos de acolhimento e responsabilidade com os pacientes.

_______________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
Andréa Arruda – 3643-6327, 9995-1310
Francismar Lopes – 9601 5485