Estado terá cinco mil postos de vacinação

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, que será realizada neste sábado, 26, em todo o território nacional, tem, no Amazonas a meta de vacinar 417.954 crianças com idade entre 0 e 5 anos. Para isso serão disponibilizados mais de cinco mil postos de vacinação em todo o estado, que estarão funcionando entre 8h e 17 horas. A vacina é gratuita e a única forma de prevenção contra a doença.

Em Manaus, onde estão 45% das crianças em idade de receber a vacina, serão colocados em funcionamento mais de mil postos para a vacinação, incluindo postos volantes, centros de saúde e os Centros de Atenção Integral à Criança (Caic). A meta para a capital é vacinar 194.274 crianças menores de 5 anos.

No interior do estado, por conta das dificuldades geográficas, as Secretarias Municipais montaram estratégias próprias como a utilização de voadeiras e visitas casa a casa para garantir a vacinação de todas as crianças. O Ministério da Saúde estende o prazo de conclusão da vacinação por mais 30 dias no interior do Amazonas para que as equipes completem a cobertura vacinal e atinjam suas metas.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização, Izabel Nascimento, o Ministério da Saúde enviou cerca de 600 mil doses da vacina Sabin para reforçar o estoque da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), que já concluiu a distribuição para as prefeituras dos municípios.

Primeira etapa

Durante a primeira etapa da campanha, realizada em 10 de junho, foram vacinadas em todo o estado 381.863 crianças, com idade entre zero e cinco anos. Esse número corresponde a 91,3% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o Amazonas, que é de 417.954 crianças. Na capital a cobertura foi de 96,8%, o que corresponde a 188.111 crianças vacinadas e protegidas contra a paralisia infantil.

De acordo com a coordenadora os números estão dentro do previsto mas as equipes foram orientadas intensificar as ações para atingir 100% da meta em todo o estado. “Nós orientamos todos os nossos parceiros, principalmente as equipes que trabalham no interior e que encontram maiores dificuldades, para que não meçam esforços e ajudem a proteger todas as nossas crianças dessa doença”, explicou.