Estado vai oferecer cirurgia bariátrica

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) vai realizar 120 cirurgias bariátricas (de redução de estômago) para atender pacientes do Amazonas com obesidade mórbida, que já tenham sido submetidos ao tratamento conservador, sem sucesso. As cirurgias serão realizadas a partir do primeiro trimestre de 2008, em unidade hospitalar a ser definida.

De acordo com o secretário Wilson Alecrim, as cirurgias fazem parte de um conjunto de novos procedimentos que serão oferecidos pela rede estadual de saúde, com a finalidade de atender demandas prioritárias. Todos serão realizados no próximo ano.

Os investimentos em cirurgias bariátricas serão de R$ 816 mil. Cada paciente com obesidade mórbida é submetido, em média, a um procedimento cirúrgico (gastroplastia) e mais três cirurgias plásticas (dermolipectomia), com um custo total aproximado de R$ 6,8 mil. A cada mês deverão ser atendidos 10 pacientes, que terão assistência também durante o pré e o pós-operatório.

Atualmente, existem no Estado cerca de 40 pacientes com obesidade mórbida. Eles passarão por avaliação médica para confirmar a necessidade do procedimento e avaliar as condições para serem submetidos à cirurgia. Somente pacientes que comprovadamente tenham feito o tratamento convencional sem sucesso devem ser submetidos à redução do estômago. “Não se trata de cirurgia para fins estéticos”, destaca Alecrim.

Segundo o secretário, o Estado está se adaptando às recomendações do SUS, que instituiu, no segundo semestre deste ano, diretrizes para a atenção à saúde, com vistas à assistência ao portador de obesidade grave. “Estamos nos antecipando. Enquanto criamos as condições necessárias para estabelecer o programa de assistência permanente e integral a estes pacientes, estamos oferecendo as cirurgias para garantir o atendimento dos que já têm indicação para o procedimento”.

A realização das cirurgias bariátricas foi aprovada na última segunda-feira (26) pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB), que aprovou também, para 2008, a oferta de 120 embolizações para atender pacientes neurológicos, ampliação da oferta de serviços de nefrologia (para os pacientes com insuficiência renal crônica que necessitam de hemodiálise), contratação de exames complementares e implementação da política de assistência farmacêutica.

A medida foi possível porque houve incorporação de R$ 23 milhões ao limite financeiro anual do Amazonas para assistência de média e alta complexidade.

_________________________________________