Estado vai realizar mutirão de cirurgias
A Secretaria de Estado da Saúde vai promover um mutirão para realizar 60 cirurgias cardíacas em Manaus. O mutirão vai atender crianças portadoras de cardiopatias que necessitariam realizar o tratamento fora do Estado.
As cirurgias deverão ser feitas em hospitais da rede privada, já que os
serviços da rede pública e filantrópica ainda não têm a estrutura necessária para este tipo de procedimento. A contratação dos serviços será feita por meio de pregão, promovido pela Comissão Geral de Licitação do Estado.
O secretário Wilson Alecrim disse que serão investidos cerca de R$ 900 mil e que esta é uma estratégia emergencial para acelerar o atendimento. As primeiras cirurgias do mutirão devem ocorrer em setembro.
O secretário também anunciou a construção da UTI pediátrica do Hospital Universitário Francisca Mendes, onde deve funcionar o serviço referencial de cardiologiada da rede pública. O Governo do Estado autorizou reajuste de 24% no valor do convênio com a Ufam, que gerencia o Hospital, e vai fechar, com a unidade, um planejamento de atividades que serão acompanhadas por técnicos da Susam.
Além de melhorias na infra-estrutura, o hospital aguarda
credenciamento no Ministério da Saúde para a realização das cirurgias.