Estados do Norte discutem atuação dos Bancos de Leite

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) promove nesta quinta-feira o 1º Encontro de Bancos de Leite Humano da Região Norte. O evento será realizado no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), a partir das 8h30, com a participação de representantes dos estados da região, do Ministério da Saúde e da Rede Ibero-Americana de Bancos de Leite Humano (IberBLH).

O objetivo do encontro é discutir estratégias para fortalecer os bancos de leite vinculados às secretarias municipais e estaduais dos sete estados do Norte, visando a auto-suficiência destas unidades para o atendimento total das suas demandas.

De acordo com a coordenadora estadual de Atenção à Saúde da Criança, Katherine Benevides, durante o evento serão discutidas questões técnicas sobre o funcionamento dos bancos, estratégias para melhorar a qualidade dos serviços e as prioridades de parceria com instituições públicas e privadas para o incremento das ações, incluindo a divulgação do aleitamento materno e da doação de leite.

“O número de Bancos em funcionamento no país teve um crescimento fantástico na última década, mas ainda é preciso aumentar a produção e tornar sólida a cultura da doação”, avalia Katherine.

No Norte existem atualmente nove Bancos de Leite em funcionamento, todos ligados à Rede Nacional de Bancos de Leite Humano.

Técnica – Entre os temas que serão discutidos durante o Encontro também estão as novas perspectivas para a saúde da criança. O assunto será apresentado pelo coordenador nacional de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Paulo Bonilha. João Aprígio Guerra, da Rede IberBLH, fará palestra sobre o compromisso dos Bancos de Leite Humano com o Projeto Cegonha, do Ministério da Saúde.

Serão abordadas, ainda, questões técnicas específicas, como a manipulação do leite humano e a segurança alimentar, que será tratada em palestra da representante do Banco de Leite Humano de São Paulo, Maria José Guardia Mattar, e os aspectos nutricionais na prematuridade, tema que será abordado pelo neonatologista Jefferson Guilherme, integrante da Área Técnica de Saúde da Criança da Susam.

Qualidade – Os Bancos de Leite Humano captam, pasteurizam e distribuem diariamente leite doado por voluntárias. Os beneficiários são bebês hospitalizados, prematuros, ou que por algum motivo não podem ser alimentados diretamente pelas mães. Estão incluídos nesse grupo, por exemplo, os recém-nascidos mantidos em unidades de cuidados intensivos, ainda sem reflexo para sucção, e os filhos de mães portadoras de doenças infecto-contagiosas.

O leite doado passa por um rigoroso controle de qualidade antes de ser liberado para distribuição. O produto inicialmente é pasteurizado, processo que garante a eliminação de bactérias e vírus, e posteriormente passa por avaliação microbiológica.

Todas as mães com boa saúde e leite excedente podem ser doadoras de leite, enquanto estiverem no período de amamentação.

Os Bancos de Leite também incentivam e apóiam o aleitamento materno. Mães com dificuldade de amamentação são atendidas pela equipe multidisciplinar para aprender técnicas que evitam o “empedramento” do leite, rachaduras e “falta de leite”, entre outros problemas que podem levá-la a desistir do aleitamento. Além disso, os Bancos promovem ações de incentivo à doação.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Susam Secretaria
comunicacao@saude.am.gov.br