Estrutura de atendimento em Parintins

A equipe também montou unidades de saúde que funcionarão no Bumbódromo durante 24 horas nos dias do Festival – o Pronto Atendimento e o Centro de Saúde Dom Arcângelo Cérqua.

Em Parintins estão três ambulâncias que serão utilizadas para a remoção de pacientes entre as unidades de saúde do município. Uma delas é dotada de UTI para remoção de doentes e acidentados em estado grave. Também há cinco macas, aparelhos de apoio ao tratamento, como oxímetros de pulso e respiradores manuais, e dezenas de itens de medicamentos e material químico-cirúrgico.

De acordo com um dos coordenadores das ações de Saúde em Parintins, Severino Barroso, a rede projetada pelo Governo do Estado para o Festival deste ano inclui os quatro centros de saúde municipais, com funcionamento das 7h às 18 horas, duas unidades no Bumbódromo com cinco leitos de observação para emergência e queimados, funcionando 24 horas, além dos hospitais Padre Colombo e Jofre Cohen, com quatro salas de cirurgias e 140 leitos para internação. Para os serviços de apoio serão utilizados o Laboratório Central Matheus Pena e o Banco de Sangue Dr. Amílcar Monte Rey. “ O suporte médico será feito por cerca de 100 profissionais da Susam e cooperativas médicas”. Ele diz que as equipes estão preparadas para atendimento especializado nas áreas de cirurgia geral, ortopedia, anestesia, clínica pediátrica, cardiologia, neurologia, oftalmologia, traumatologia e odontologia.

Para a remoção de pacientes graves para Manaus, Barroso explica que a Susam vai garantir serviço de transporte aéreo com UTI e acompanhamento médico. Os pronto-socorros de referência em Manaus são o João Lúcio (zona Leste) e o 28 de Agosto (zona Sul). Durante o dia, as remoções serão feitas por helicóptero à noite por avião (UTI no Ar). No aeroporto Júlio Belém, de acordo com o coordenador, também estará funcionando o Posto de Atendimento Médico, com ambulância e equipes compostas por médico, enfermeiro e auxiliar de enfermagem.

Barroso diz, ainda, que o Corpo de Bombeiros e a Marinha serão parceiros da Susam. “Os bombeiros serão os responsáveis pela remoção de pessoas acidentadas e a Marinha poderá dar mais suporte de leitos e atendimentos no navio hospital que ficará à disposição no município”.

Todos os profissionais que irão atuar em Parintins passaram por treinamento neste dia 25, no auditório do Hospital Jofre Cohen.

A secretária adjunta da Susam para o Interior, Heliana Feijó, que coordena a comissão responsável pela implantação da rede de apoio à urgência e emergência em Parintins, diz que estão sendo investidos pelo Governo do Estado cerca de R$ 400 mil na estrutura médico-hospitalar. Ela ressalta que toda a estrutura para atender as necessidades de saúde nos durante o Festival, foram definidas e estão sendo executadas em parceria com a Secretaria de Saúde do município.

ESTRUTURA DE SAÚDE – PARINTINS

Unidades: 4 Centros de Saúde municipais, um Centro de Saúde e um PA no Bumbódromo, 2 hospitais, um laboratório e um banco de sangue

Transporte: 4 ambulâncias, uma ambulância UTI, um helicóptero UTI e uma UTI no Ar

Profissionais de Saúde: 100 (Susam e Coopertaivas)