Estrutura de saúde pronta para o Festival de Parintins

A estrutura de saúde desenhada pelo Governo do Amazonas para o 46º Festival Folclórico de Partintins está pronta. A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) já concluiu o envio de medicamentos, material químico-cirúrgico, ambulâncias e equipamentos que darão suporte aos dois hospitais locais e às unidades de urgência e emergência montadas no Bumbódromo. A partir desta terça-feria embarcam para o município os 60 profissionais que farão parte das equipes de pronto-atendimento e atenção hospitalar, responsáveis pelo atendimento especializado a partir deste dia 23, quando será realizada a Festa dos Visitantes, que abre oficialmente o Festival.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a secretaria elaborou um plano de apoio às emergências médicas, que será executado pela Susam em parceria com o Corpo de Bombeiros do Amazonas e Secretaria Municipal de saúde de Parintins. “Definimos as responsabilidades de cada órgão e a forma de atuação conjunta nas situações de emergência”. De acordo com o secretário estão previstos no plano, desde o atendimento de pequenos ferimentos até a remoção de pacientes para a capital. As ações serão coordenadas pelo secretário executivo de Assistência à Saúde do Interior, Evandro Melo.

O secretário executivo explica que na área de Bumbódromo funcionarão três unidades de atendimento. Duas serão exclusivas para o público interno, sendo uma no lado do Garantido e uma no lado do Caprichoso (abaixo das arquibancadas). Nestas unidades estarão de plantão equipes formadas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos – um cirurgião, um clínico e um ortopedista. Para o atendimento de quem estiver na área externa do Bumbódromo estará em funcionamento o Centro de Saúde Municipal Dom Arcângelo Cerqua, também preparado para pequenas urgências.

Ainda na área do Bumbódromo, de acordo com Evandro Melo, duas ambulâncias estarão à disposição para remover vítimas que necessitem de atendimento hospitalar. Os traumas e os casos que exijam cirurgia, assistência obstétrica e intensiva serão direcionados para o Hospital Estadual Jofre Cohen, que está equipado com uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com dois leitos. Os atendimentos clínicos e pediátricos serão encaminhados para o Hospital Padre Colombo. As rotas de fuga para as duas unidades já estão traçadas. Para facilitar e agilizar o acesso, serão utilizados caminhos alternativos, previamente bloqueados. Durante todo o trajeto as ambulâncias serão acompanhadas por motocicletas do Corpo de Bombeiros.

Os dois hospitais locais, com funcionamento 24 horas, terão o reforço de médicos especialistas nas áreas de cirurgia, anestesia, traumato-ortopedia, pediatria, ginecologia, obstetrícia, neurologia, cardiologia, oftalmologia e endoscopia, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e radiologistas.

No total, seis ambulâncias estarão envolvidas no plano de assistência. Além de duas no Bumbódromo e duas nos hospitais, haverá uma de plantão no aeroporto e uma que servirá de reserva técnica.

UTI Aérea – Para os casos muito graves, que necessitem de transferência para Manaus, a Susam terá serviço de UTI Aérea. Os casos de remoção serão avaliados por um médico regulador que será responsável também pelo direcionamento do paciente para um dos dois pronto-socorros de referência na capital, o 28 de Agosto e o João Lúcio. A aeronave será deslocada para Parintins imediatamente após o comando da Secretaria.

No aeroporto Júlio Belém um serviço de urgência também funcionará 24 horas, com equipes médicas preparadas para atender passageiros que embarcam e desembarcam no município. A operação do serviço será feita pela Semsa de Parintins, que também será responsável pelas ações básicas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e vigilância sanitária na área do Bumbódromo, porto e aeroporto, além de prevenção às endemias e funcionamento dos demais postos de saúde municipais.

O esquema estratégico de assistência à saúde em Partintins estará funcionando a partir das 7 horas desta quinta-feira (23) até as 7 horas da próxima segunda-feira (27).

Para montar toda a estrutura necessária ao atendimento emergencial durante o Festival, o Governo do Estado aplicou aproximadamente R$ 350 mil.

“Estamos preparados para qualquer tipo de atendimento de urgência, internação e remoção, mas esperamos que o atendimento seja tranquilo e que não tenhamos casos graves”, diz Evandro Melo. Segundo ele, é importante que moradores e visitantes evitem os excessos, incluindo o de bebida alcóolica, que é a principal causa de acidentes e traumas em festas populares. Ele alerta para os cuidados com a alimentação, evitando comidas de origem duvidosa ou mal acondicionadas, e recomenda que as pessoas estajam atentas ao trânsito e evitem exposição desnecessária a qualquer tipo de risco.

ESTRUTURA DE SAÚDE PARA O FESTIVAL

PRONTO-ATENDIMENTO NO BUMBÓDROMO
INTERNO: 1 Unidade no lado do Caprichoso e 1 Unidade no lado do Garantido
EXTERNO: Centro de Saúde Dom Arcângelo

AEROPORTO:
Serviço de urgência 24 horas, com ambulância

HOSPITAIS
Hospital Estadual Jofre Cohen
Hospital Padre Colombo

MATERIAIS
Reforço de medicamentos, equipamentos, material químico-cirúrgico e 3 ambulâncias (2 da Susam e 1 do Corpo de Bombeiros)

REMOÇÃO DE PACIENTES
6 ambulâncias nos hospitais, unidades de pronto-atendimentos e aeroporto
UTI Aérea

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda – Francismar Lopes