Estudantes aprendem a prevenir doenças

Cerca de 19 mil alunos das escolas de rede estadual de educação, localizadas na zona Norte de Manaus, estão sendo orientados sobre medidas preventivas que devem ser adotadas pela população no controle de doenças endêmicas como a dengue e a malária. A atividade é parte do Programa de Prevenção de Endemias nas Escolas (PPEE), desenvolvido pelo Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social da Fundação de Vigilância em Saúde da (FVS) em parceira com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

Os profissionais do núcleo começaram, nesta segunda-feira (29), a percorrer 20 escolas da rede estadual, para ensinar os alunos a adotar medidas simples, que podem ser incorporadas à rotina do dia-dia para ajudar a reduzir o número de casos de doenças como malária, dengue, leishmaniose e febre amarela.

Entre as práticas sugeridas estão comportamentos e práticas saudáveis que evitam a criação de ambientes propícios à proliferação de agentes causadores das doenças. “Estamos esclarecendo sobre cuidados específicos como o armazenamento e descarte do lixo e da água” informa a gerente do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social da FVS, Luciane Freitas.

A gerente explica que o objetivo do projeto é conscientizar as crianças e adolescentes sobre o perigo das doenças e formar agentes multiplicadores das informações. “Nós trabalhamos com os alunos no ambiente das escolas e eles repassam as informações para o resto da família em casa e passam a atuar como ‘fiscais’ do ambiente em que convivem”, destaca.

As informações chegam aos alunos através de palestras, folhetos explicativos e vídeos educativos. As palestras serão proferidas por especialistas da própria FVS. Também são realizadas demonstrações práticas para que os alunos possam observar como deverão atuar e obter os resultados esperados.

O Programa de Prevenção de Endemias na Escola teve início em 2006, como ação educativa complementar na grade curricular da educação básica. As primeiras escolas a serem contempladas com as ações do programa foram as localizadas na zona Leste da cidade, onde aproximadamente 21 mil alunos foram capacitados. Em 2007 foram contempladas as escolas das zonas Oeste e Centro-oeste, com um total de 19.064 alunos capacitados.

______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br