Exames gratuitos no Dia do Diabetes

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) estará realizando gratuitamente testes de glicemia para diagnóstico do Diabetes no Centro de Convivência do Idoso de Aparecida nesta sexta-feira (14). A ação faz parte da 11ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, promovida pelo Ministério da Saúde, para o Dia Mundial do Diabetes. Na Policlínica Codajás também serão realizadas palestras e a distribuição de material informativo para a população.

A programação do Centro inclui ainda a verificação da pressão arterial, avaliação nutricional e palestras educativas. O objetivo dos profissionais da área de saúde é identificar portadores de diabetes que ainda não tenham o diagnóstico e dar orientação quanto aos cuidados com a alimentação para manutenção da saúde e da qualidade de vida. “Queremos prevenir as complicações causadas muitas vezes pelo comportamento do paciente”, explica secretário de estado da saúde, Agnaldo Costa.

Os pacientes que tiverem o diagnóstico positivo serão orientados a procurar atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde são desenvolvidos os programas de controle do diabetes, com acompanhamento médico e ambulatorial, além da distribuição dos medicamentos indicados para o controle da doença.

Na Policlínica Codajás os pacientes também receberão atendimento médico nas especialidades de endocrinologia, nutrição, psicologia, serviço social, enfermagem e fisioterapia.

Segundo a diretora Joselita Nobre a Policlínica faz parte da rede de unidades de saúde que assumiram o compromisso de combater a doença. “O tema da nossa porgramação é “Conhecendo é mais fácil de tratar” e nós temos o objetivo de sensibilizar a população para a prática de prevenção, controle e combate ao diabetes”, declara.

Segundo dados da Federação Internacional do Diabetes a doença já é considerada uma epidemia e afeta cerca de 250 milhões de pessoas em todo o mundo. A Federação alerta que a cada cinco segundos uma pessoa desenvolve a doença e que até 2025 aproximadamente 380 milhões de pessoas serão portadoras da doença.

O diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue. A doença não têm cura, mas pode ser controlada. Uma pessoa normal tem nível de glicose de 110 mm, acima disso há risco de para a doença.

O diabético pode ter vida normal, mantendo apenas alimentação adequada, prática de exercícios físicos, e quando necessário o controle através do uso de medicamentos buscando acompanhamento médico periodicamente.

Dados do Ministério da Saúde informam que há no Brasil 11 milhões de pessoas com diabetes, sendo que 50% dessas pessoas desconhecem o diagnóstico e não realizam nenhum tipo de tratamento para o controle da doença.

No Amazonas, segundo dados do Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (SIS-Hiperdia), há 18.452 pacientes portadores de diabetes, sendo 7.539 em Manaus e 10.913 no interior.