Exposição marca Dia de Saúde Mental

A Coordenação do Programa Estadual de Saúde Mental promove a partir desta quarta-feira (7) uma exposição com desenhos livres, confeccionados por usuários das unidades de atenção em saúde mental do estado. A exposição percorrerá diversos locais da cidade e tem como objetivo promover a inserção dos portadores de saúde mental na sociedade. A atividade marcará o Dia Mundial de Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro.

Os desenhos foram confeccionados por usuários dos Centros de Atenção Psicossocial Silvério Tundis, de Manaus, Adolfo Lourido, de Parintins, Ligia Rodrigues Barros, de Tefé, do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro e do Hospital de Custódia. “Cada unidade enviou sete desenhos diferentes e estaremos expondo 35 trabalhos ao todo” explica a técnica em saúde mental, Rosângela Melo.

Os trabalhos foram elaborados em atividades lúdicas desenvolvidas com os pacientes, como parte do tratamento oferecido na rede de saúde. “São desenhos livres, que demonstram a sensibilidade dessas pessoas, mostrando que os portadores de transtornos mentais possuem uma visão de mundo e podem estar inseridos na sociedade”, destaca Rosangela.

Durante a exposição também será feita uma votação para escolha de um desenho que será utilizado como uma marca simbólica do III Fórum Amazônico de Saúde Mental, a ser realizado em agosto de 2009. “Nós queremos envolver os usuários em todas as nossas programações e fazer com que eles se sintam importantes”, informa.

Os desenhos serão expostos na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro.

Centro Psiquiátrico – O Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, realiza no dia 10, o “Batismo da Nossa Flora”, no qual serão batizadas 80 árvores da área verde localizada atrás da unidade. Foram confeccionadas camisetas e placas, vendidas por um valor simbólico, e o comprador ganhou o direito de ser o ‘padrinho’ da árvore. Entre as árvores que serão batizadas estão seringueiras, pau-brasil e jatobás, plantas nativas da floresta Amazônica. “Com essa atividade os usuários ampliaram sua consciência ambiental e passam a contribuir com a melhoria da qualidade de vida da cidade”, comemora a diretora do centro Maria Ivone.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) é parceira nesta atividade e fez uma catalogação da área verde da unidade, registrando a existência de 162 árvores nativas, protegidas por lei e que devem ser preservadas.

Rede – A rede de atenção em saúde mental do estado é composta de um Centro Psiquiátrico e de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O Centro Psiquiaátrico Eduardo Ribeiro oferece o atendimento médico e ambulatorial aos portadores de transtornos mentais, além de atividades sócio- educativas, que promovem a inserção social dos pacientes. A unidade vem passando por mudanças estruturais e administrativas, atendendo as diretrizes da reforma psiquiátrica, que tem como um de seus pilares a extinção dos hospitais psiquiátricos e a criação de serviços alternativos para tratamento dos portadores de transtornos mentais.

O Caps Silvério Tundis já faz parte da nova configuração da rede de atenção em saúde mental idealizado pelo Ministério da Saúde. A unidade foi inaugurada em maio de 2006 e oferece além das consultas médicas, atividades de suporte social, comunitárias, oficinas culturais e tratamento medicamentoso.
______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br