Família doa rins e córneas de jovem de 25 anos
A Secretaria de Estado da Saúde recebeu nesta segunda-feira (28) mais uma doação de órgãos. A família de um jovem de 25 anos, vítima de traumatismo crânio encefálico (TCE) por trauma, que estava internado no Pronto-socorro João Lúcio, autorizou a doação dos rins a das córneas.
O paciente teve o diagnóstico de morte encefálica confirmado e a família foi procurada pelas equipes da Central Estadual de Transplantes, que autorizou a retirada dos órgãos. Os rins foram transplantados ainda nesta segunda-feira (28) em dois pacientes que aguardavam pelo transplante renal e as córneas beneficiarão dois pacientes inscritos para o transplante de córnea.
A coordenadora estadual de transplantes, Leny Passos, informou que na semana passada a família de uma criança de cinco anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), por má formação, que estava internado no Pronto-socorro da Criança da Zona Leste, também autorizou a doação dos órgãos, beneficiando quatro pacientes.
A coordenadora acredita que as doações são resultado da campanha de sensibilização capitaneada pelo Governo do Estado e da divulgação de informações sobre doação e transplantes através do site oficial da Central Estadual de Transplantes, lançado no dia 17 de maio. “Nós verificamos que as pessoas estão mais sensibilizadas e dispostas a ajudar, mesmo estando em um momento de perda de um familiar”.
Leny explica ainda que as doações são a parte mais importante para a realização dos transplantes. “Nós temos toda a infraestrutura pronta, mas dependemos das doações para que possamos realizar os transplantes, oferecendo aos pacientes com problemas renais crônicos e que dependem do tratamento de hemodiálise, a oportunidade de ter maior qualidade de vida”. A coordenadora explica que após a doação, os órgãos são direcionados para os pacientes inscritos na fila que têm maior compatibilidade sanguínea com o doador.
_________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327, 9995-1310
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Secretaria de Saúde do Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br