Farmácia Popular do Santa Etelvina

A população do bairro de Santa Etelvina, zona Norte de Manaus, conta com uma Farmácia Popular, que disponibiliza medicamentos essenciais com preços até 85% mais barato que os praticados pela rede comercial de drogarias da cidade. A unidade completa um ano de funcionamento este mês e comemora a marca de 2.500 atendimentos durante este período.

A unidade oferece medicamentos para algumas das doenças mais prevalentes entre a população, como hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, asma, infecções e verminoses. Também está disponível medicação indicada para os quadros de cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamação e alcoolismo. “Nós disponibilizamos para a população um total de 107 medicamentos listados na Relação de Medicamentos Essenciais (Rename). Todos eles considerados eficazes para o tratamento das doenças de maior prevalência entre a população”, explica Ana Paula Batista, coordenadora do programa de farmácias populares no Amazonas.

Na unidade também é oferecido o preservativo masculino e medicamentos anticoncepcionais femininos, vendidos com preço até 90% mais barato que o praticado pelas drogarias da rede comercial da cidade.

A coordenadora do programa destaca que qualquer cidadão pode utilizar os serviços da Farmácia Popular, bastando para isso apresentar a prescrição médica ou odontológica, tanto da rede pública quanto privada.

A Farmácia Popular de Santa Etelvina funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, e aos sábados das 8h às 12 horas e possui uma equipe de nove profissionais, que além do atendimento, também orientam os usuários sobre os cuidados com a saúde e o uso correto da medicação.

O programa de Farmácias Populares é desenvolvido pelo Governo Federal e tem o objetivo de garantir aos pacientes a continuidade do tratamento médico, dando acesso aos medicamentos. Os remédios comercializados nestas unidades são adquiridos junto aos laboratórios públicos e privados (quando necessário) e distribuídos pela Fundação Oswaldo Cruz, executora do programa em todo o país.

Amazonas

O estado do Amazonas possui oito unidades da Farmácia Popular, sendo três na capital e cinco no interior, nos municípios de Humaitá, Coari, Parintins, Manacapuru e Itacoatiara e São Gabriel da Cachoeira. As três farmácias instaladas na capital e as farmácias de Humaitá e Coari têm gerenciamento da Susam e assessoria do Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH). As outras quatro são gerenciadas diretamente pelas prefeituras municipais.

Em Manaus as farmácias estão localizadas na zona Leste, Norte e Centro. Juntas as três unidades realizam mais de mil atendimentos diários, facilitando o acesso da população aos medicamentos.

De acordo com a coordenadora do programa, está prevista a inauguração de mais duas unidades na capital até o final do ano, sendo uma no bairro da Compensa, para atender a população da zona oeste da cidade e uma na Cidade Nova, para atender a população daquele bairro e adjacências.

Os medicamentos mais procurados nas farmácias populares do Amazonas são: o Captopril, utilizado no controle da hipertensão, a Cefalexina, antiinflamatório e antibiótico, Sinvastatina, controle do mau colesterol e Metronidazol, utilizado no controle das verminoses.

Para obter informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos, as patologias atendidas, os endereços das farmácias e outras orientações sobre o programa, a população pode telefonar para o Disque Saúde (0800 61 1997) ou acessar www.saude.gov.br/farmaciapopular.

Serviço:

Farmácia Popular
Rua Samambaia, 816, Santa Etelvina, próximo ao Centro de Saúde Sálvio Belota.