Farmácia Popular é inaugurada em Humaitá

O município de Humaitá, a 640 quilômetros de Manaus, ganhou nesta terça-feira (15/05) uma unidade do Programa Farmácia Popular do Brasil. A inauguração da unidade, que passa a vender medicamentos considerados essenciais com preços reduzidos, foi viabilizada pela parceria entre o Governo do Amazonas, Prefeitura Municipal de Humaitá e Governo Federal.

A nova farmácia oferece 107 itens de medicamentos listados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), considerados mais eficazes e seguros para o tratamento das doenças mais prevalentes da população, além do preservativo masculino. Os produtos podem ser adquiridos por qualquer usuário que tenha prescrição médica ou odontológica da rede pública ou privada.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, destaca que, na compra, o usuário tem vantagens uma vez que os medicamentos são vendidos a preço de custo, com redução de até 85% em comparação aos valores praticados pela rede comercial de drogarias. Ele explica que os remédios são adquiridos junto a laboratórios públicos e privados (quando necessário) e distribuídos pela Fundação Oswaldo Cruz, executora do programa em todo o país.

Hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses, são exemplos de doenças para as quais são encontrados medicamentos. Além dessas, estão disponíveis produtos com indicação nos quadros de cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamações e alcoolismo. Os preços variam de R$ 0,20 a R$ 13,50.

A farmacêutica Ana Paula Batista, responsável pela coordenação das farmácias populares do Estado, informa que o atendimento à população de Humaitá será feito por dois farmacêuticos e cinco atendentes treinados para orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto da medicação.

A Farmácia segue o padrão das demais unidades instaladas no Amazonas e conta com recepção, guichês para cadastro, caixas e área para entrega dos produtos. O sistema de cadastro é informatizado, assim como o controle de medicamentos.

A estimativa inicial de atendimento é de 50 pessoas por dia, mas, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), a demanda espontânea será atendida em 100%. Nas unidades instaladas em Manaus – nos bairros São José, Centro e Santa Etelvina – a média de atendimentos é de 570 pessoas por dia.

Com a Farmácia Popular de Humaitá, o Amazonas passa a contar com um total de oito unidades. As três farmácias instaladas na capital e a farmácia de Humaitá têm gerenciamento da Susam e assessoria do Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH). As outras quatro, nos municípios de Itacoatiara, Parintins, Manacapuru e São Gabriel da Cachoeira, são gerenciadas diretamente pelas prefeituras municipais.

Para implantar a Farmácia Popular em Humaitá, foi aplicado em obras um total de R$ 81 mil, entre recursos estaduais e federais.

Para obter informações sobre a lista completa dos medicamentos oferecidos e os preços correspondentes, a população pode acessar o endereço www.saude.am.gov.br.

Assessoria de Comunicação da SUSAM