Farmácias começam a distribuir remédios de graça

As cinco Farmácias Populares, da rede estadual de Saúde, começaram a distribuir nesta segunda-feira (14) os medicamentos para o tratamento de diabetes e hipertensão que fazem parte da lista itens de distribuição gratuita do Ministério da Saúde. De acordo com secretário Wilson Alecrim, o objetivo da medida é garantir que os pacientes não interrompam o tratamento por falta de recursos financeiros. A estimativa é de que sejam atendidos 10 mil pacientes de diabetes e hipertensão todos os meses, o que representa cerca de 40% do total de atendimentos realizados mensalmente pelas Farmácias da rede.

No total, 14 itens estão à disposição dos pacientes. Para ter acesso aos remédios é necessário apresentar receita médica e documento de identidade, além de CPF. A liberação dos remédios será feita para, no máximo, um mês. Podem receber os remédios gratuitos todos os pacientes que fazem uso dos produtos por recomendação médica, inclusive os atendidos pela rede privada e filantrópica de saúde.

No sistema público de saúde, os pacientes são atendidos por meio dos programas de controle e prevenção de hipertensão e diabetes e, além das farmácias populares, têm acesso aos remédios prescritos nas farmácias das unidades de saúde. “A distribuição nas Farmácias Populares amplia o acesso ao tratamento de doenças crônicas que, se não tratadas corretamente, podem levar ao agravamento dos casos, a doenças secundárias e até a morte”, explica o secretário.

O Governo do Estado mantém, em Manaus, cinco unidades que integram o Programa Farmácia Popular do Brasil. Nestas Farmácias são oferecidos 108 itens de medicamentos considerados essenciais para as doenças mais prevalentes no país. Em média, as unidades atendem, juntas, entre 23 e 24 mil pessoas por mês. Os medicamentos são oferecidos a preço de custo e podem custar até 90% menos que nas drogarias comerciais.

Os itens que entraram na lista de gratuidade já eram oferecidos pelas Farmácias Populares.
As cinco farmácias estão localizadas no Centro de Manaus, no Shopping Grande Circular, atendendo a população da zona Leste de Manaus, nos bairros de Santa Etelvina e Cidade Nova, atendendo a população da zona norte, e no serviço de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da Compensa, atendendo a população das zonas Oeste e Centro-oeste da cidade.

Interior

Nove municípios do interior do estado já têm uma unidade do Programa Farmácia Popular do Brasil em funcionamento, disponibilizando medicamentos mais barato para a população. São eles Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tefé, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Maués e Parintins, administradas pelos municípios, e Coari, administrada pelo Governo Estadual. De acordo com o secretário Wilson Alecrim, a meta é gradativamente implantar o programa em todos os municípios do estado e garantir que toda a população tenha acesso aos medicamentos por um custo menor.

Medicamentos de Distribuição Gratuita para Diabetes e Hipertensão

1.Atenolol 25 mg
2.Captopril 25 mg
3.Enalapril 10 mg
4.Enalapril 20 mg
5.Furosemida 40 mg
6.Glibenclamida 5 mg
7.Hidroclorotiazida 25 mg
8.Metformina 500 mg
9.Metformina 850 mg
10.Metildopa 250 mg
11.Metildopa 500 mg
12.Nifedipino 20 mg
13.Propanolol 40 mg
14.Verapamil 80 mg

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda
Francismar Lopes