FCecon participa da série Brasil sem Cigarro
No próximo dia 26 (sábado), a Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), por meio do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC), participa das atividades e gravações da série Brasil sem Cigarros, da Rede Globo de Televisão. O evento acontece no Balneário do Serviço Social do Comércio (Sesc –, avenida Constantinopla, Conjunto Campos Elíseos), entre 9h e 12h, com a presença do médico e apresentador Dráuzio Varella. O programa gravado em Manaus irá ao ar no dia 1º de dezembro (domingo), no Fantástico.
No total, 25 profissionais da fundação estarão engajados no evento, que tem em sua programação a realização de medição de monóxido de carbono, teste de fargëstron, índice de massa corporal (IMC), saúde bucal, medição de pressão arterial, abordagem sobre hábitos alimentares, estímulo à atividade física, exibição da boneca altina, distribuição de material informativo, rodas de conversa sobre o tema – parar de fumar, interação com crianças através de atividades dirigida a eles – tapetes interativos e exibição do filme – “Arquivo Giz”, dentre outros.
O objetivo principal da ação é oferecer esclarecimentos à população, orientando os fumantes a buscarem ajudar para parar de fumar e auxiliando-as quanto ao desenvolvimento deste processo.
Em Manaus, a programação fará parte do cronograma de atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em todo o País no dia 27 de novembro.
Participação
Além da FCecon, que coordenará o “Jogo do Tapete Gigante – Viver sem fumar”, 27 profissionais da área da saúde, tais como técnicos, nutricionistas, fisioterapeutas e técnicos da Divisão de Controle do Tabagismo e da Divisão de Comunicação Social do Instituto Nacional do Câncer (Inca) também participarão do evento.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai colaborar com o agendamento de consultas para os 11 Ambulatórios dos Fumantes localizados em Manaus.
A série conta com a parceria do SESC para a realização das atividades em dez capitais brasileiras. A seleção foi feita visando maior abrangência do território nacional. Em cada uma das cidades escolhidas, a produção disponibiliza grandes recipientes nos quais os interessados em parar de fumar podem jogar seus maços, passando a serem ex-fumantes.
Ação conjunta
Ainda em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, as Organizações Não Governamentais (ONGs) voltadas à causa câncer promoverão, também no sábado, a partir das 16h, no Studio 5 (avenida Rodrigo Otávio, Distrito Industrial, Zona Sul), uma ação conjunta para chamar a atenção da população sobre os fatores de risco da doença.
Estarão presentes representantes do Grupo de Apoio a Criança com Câncer (Gacc), Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer, Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam), Lar das Marias e Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma).
Ana Carolina Barbosa
Comunicação FCecon
92-81487230