Festival de Parintins 2024: SES-AM divulga os locais de atendimento na área da saúde durante o evento

Governo do Amazonas preparou uma estrutura especial, com reforço de equipe médica, medicamentos e ambulâncias

Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas estima que 230 mil pessoas desembarquem no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) para acompanhar o Festival dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, nos dias 28, 29 e 30 de junho. Para os que pretendem visitar o município durante esse período, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) divulga os locais de atendimento, onde estarão as equipes médicas e ambulâncias do órgão e da Prefeitura.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, nas proximidades do Bumbódromo, a cidade conta com duas Unidades Básicas de Saúde – Waldir Viana e Irmão Francesco Galianni, que realizam atendimentos médicos e odontológicos de urgência, estabilização de pacientes críticos, curativos e suturas, aferição de pressão, glicemia, inalação, medicamentos, vacinas e outros.

“Na festa dos visitantes e nas três noites de festival, dois ambulatórios estarão montados pela SES-AM para atender urgências e emergências, dentro do Bumbódromo. São 10 leitos clínicos, quatro de suporte avançado, duas ambulâncias e uma equipe multiprofissional disponível para prestar atendimento no local”, destacou.

Nayara Maksoud informa que o Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen, no bairro Santa Clara, e o Hospital Padre Colombo, em São José Operário, são as unidades de referência, em Parintins, nos atendimentos de alta complexidade.

“O Jofre Cohen, da Prefeitura, atenderá aos casos clínicos e de trauma. O Padre Colombo, do Governo do Estado, receberá os pacientes para especialidades de clínica geral e obstetrícia. As duas unidades estão equipadas e recebem reforços de uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos da SES-AM para os atendimentos”, observou a secretária.

O Hospital Jofre Cohen realiza exames de imagem, mamografia, Raio-X, eletrocardiograma e ultrassonografia. Este ano, a SES-AM também irá realizar ecocardiograma no Hospital Padre Colombo, caso haja necessidade, disse Nayara Maksoud.

A secretária executiva adjunta de Regionalização, Rita Almeida, explica que os ambulatórios vão ter cinco leitos cada um. “Dois são de suporte avançado, com ventilador, monitor, desfibrilador, bomba de infusão, materiais de um leito de UTI completo. Caso haja uma situação de uma emergência maior de alta complexidade, teremos também o Complexo Regulador na ilha, para viabilizar a transferência aérea do paciente para Manaus”, reforçou.