Festival Folclórico tem suporte de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) está atendendo diariamente cerca de 15 pessoas com pequenos problemas de urgência, no 51º Festival Folclórico do Amazonas. O evento está sendo realizado desde o dia 1o de junho no Centro Cultural Povos da Amazônia e será encerrado no próximo dia 30, com a participação de dezenas de grupos folclóricos e um público estimado em 10 mil pessoas por dia, nos finais de semana.
Uma equipe formada por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente administrativo inicia o plantão às 19h e permanece no local até o final das apresentações. De acordo com a coordenadora do Programa Saúde em Casa, Josélia Maciel, todos os dias são realizados uma média de 15 atendimentos médicos. “Nós já realizamos cerca de 300 atendimentos desde o primeiro dia de festival”.
Em um container, disponibilizado pela Secretaria de Estado da Cultura, foi montado um pequeno ambulatório que funciona com o suporte de uma ambulância, utilizada para a remoção de pacientes graves para as unidades de saúde.
De acordo com a coordenadora o ambulatório possui medicamentos como analgésicos, controladores da hipertensão, soro fisiológico e materiais para a confecção de pequenos curativos.
Josélia informa ainda que a principais causas de atendimento são quedas, mal estar súbito (desmaio), hipertensão. Também foram registrados em menor número atendimentos a feridos por arma de fogo e arma branca. “Esses pacientes foram encaminhados para um serviço de atendimento de urgência e emergência”, disse.
O plantão continuará até o último dia do festival, 30 de junho, garantindo o atendimento médico para os participantes.
___________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
(92) 3643-6327