FHAJ realiza programação intensificada de cirurgias ortopédicas, com foco em vítimas de acidentes de trânsito
Vinculada à SES-AM, a unidade projeta realizar 240 procedimentos nessa agenda extra, em janeiro
A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), está realizando, este mês, uma programação intensificada de cirurgias ortopédicas, como parte dos esforços para atender à alta demanda nessa área, especialmente de vítimas de acidente de trânsito. A previsão é concluir 240 procedimentos, até o final de janeiro. Em 2024, a FHAJ realizou 3.019 cirurgias ortopédicas, consolidando-se como referência no tratamento de ortopedia e traumatologia, no Estado.
A secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud, destaca que o Governo do Amazonas vem realizando programações intensificadas de cirurgias em diversas áreas, uma iniciativa que está sendo possível com os investimentos realizados nos hospitais e prontos-socorros da rede pública. “A intenção do governador Wilson Lima é ampliar cada vez mais a oferta de serviços e o acesso da população”, afirmou.
De acordo com o diretor-presidente da FHAJ, Ayllon Menezes, cerca de 80% dos pacientes que buscam por cirurgias ortopédicas na unidade são vítimas de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motos. “Nosso hospital tem adotado estratégias para agilizar o atendimento, seguindo a recomendação do governador. Nosso cronograma está em execução com celeridade, eficiência e qualidade no atendimento”, destacou.
Um dos pacientes beneficiados é Alessandro Moreira Cavalcante, 44. Ele fraturou a perna esquerda, ao sofrer um acidente com moto. “Fui muito bem atendido na Fundação. Sou grato pela agilidade e por todo o cuidado que recebi”, afirmou ele, após ser operado na última quarta-feira (09/01).
O ortopedista Marcos George, responsável pela cirurgia de Alessandro, explicou que o procedimento consistiu na reparação da fratura dos ossos da perna esquerda, utilizando uma haste intramedular para estabilizar a fratura da tíbia.
“A cirurgia foi bem-sucedida e durou cerca de duas horas. O uso do dispositivo garante uma recuperação mais rápida e o alinhamento adequado da fratura”, explicou. Após a cirurgia, Alessandro iniciou o processo de recuperação, com acompanhamento da equipe de fisioterapia da FHAJ.
Outros serviços
Além de tratar vítimas de acidentes de trânsito, a FHAJ também atende pessoas com outras condições ortopédicas, como lesões ligamentares, problemas articulares e doenças degenerativas. Há 21 anos, a Fundação realiza cirurgias eletivas de média e alta complexidade, cujos pacientes são encaminhados pelo Complexo Regulador.
Em 2024, a unidade registrou 473.860 atendimentos, incluindo 7.300 mil cirurgias eletivas. Deste total, 3.019 foram ortopédicas, 2.153 cirurgias gerais e 2.128 procedimentos em outras especialidades, como cabeça e pescoço, bucomaxilo, urológica, bariátrica e vascular.
Fotos: Divulgação FHAJ e Evandro Seixas/SES-AM