Financiamento será debatido na Conferência Estadual
A Conferência contará com a presença do ministro da Saúde, Humberto Costa, e de representantes de gestores, usuários, prestadores de serviço e profissionais de saúde.
Organizada pelo Conselho Estadual de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (Susam), a 4ª Conferência vai até o dia 10, com o tema “A Saúde que temos, o SUS que queremos” e também vai incluir debates sobre a gestão e desenvolvimento de recursos humanos e experiências bem-sucedidas, implantadas em municípios amazonenses.
Seguindo diretrizes definidas na última reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), na Conferência será discutida a insuficiência de recursos orçamentários destinados ao Ministério da Saúde para 2004, principalmente no que se refere aos valores destinados à Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, bem como para o financiamento da aquisição de medicamentos de dispensação de caráter excepcional. A secretária de Saúde, Leny Passos, também vai defender o aumento do teto do SUS para o Estado, que recebe o menor recurso per capita do país e acumula desde janeiro um déficit de R$ 4 milhões.
As propostas discutidas e aprovadas em nível local serão levadas para a Conferência Nacional de Saúde, em novembro, quando representantes do SUS de todo o Brasil irão definir as novas diretrizes e prioridades da Saúde para os próximos dois anos.