Formação de agentes para atenção básica
Os profissionais que compõem o Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (Dabe) da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), concluíram neste final de semana o Curso de atualização para o monitoramento e avaliação da atenção básica.
Os profissionais irão auxiliar os gestores e agentes administrativos das unidades de saúde dos municípios do interior do Amazonas na alimentação dos sistemas de informação onde são notificados os indicadores relacionados à atenção básica. Eles também participarão da elaboração de medidas estratégicas para melhorar os indicadores de saúde.
O curso foi dividido em cinco módulos onde os participantes conheceram detalhadamente cada indicador de saúde, a forma de notificação e a operação dos sistemas de informação. “Eles irão atuar como agentes facilitadores junto aos municípios fazendo com os sistemas forneçam os números reais. Esses números refletem a realidade e indicam para onde devemos caminhar”, disse a diretora do Dabe, Edylene Pereira.
Serão trabalhados dez indicadores, relacionados às áreas de saúde da criança, da mulher, odontologia, hipertensão, diabetes, hanseníase, entre outros. Cada município terá a sua disposição dois auxiliares lotados no Dabe, que poderão ser acionados a qualquer momento para tirar dúvidas e orientar quanto à elaboração de estratégias para aumentar a qualidade dos serviços oferecidos a população e também para diminuir os índices ruins.
De acordo com a diretora do Dabe, os índices escolhidos são aqueles cujos números mostram a necessidade da implementação de ações imediatas para a solução de problemas crônicos. “Vamos trabalhar com índices que mostram a mortalidade materna e infantil, desnutrição, obesidade, hipertensão, diabetes. Vamos identificar os problemas e buscar as soluções”, frisou.
O curso foi ministrado por profissionais da Universidade Federal do Mato Grosso, todos especialistas em indicadores da área de saúde e também na alimentação de sistemas de informação.
___________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
(92) 3643-6327