Formação em Administração Hospitalar
O curso de Administração Hospitalar foi realizado pela Susam, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Assistência à Saúde do Interior, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Na última terça-feira (07/12) foram certificados mais 77 profissionais.
Ao todo foram capacitados, em duas turmas, 165 profissionais que compõem um banco de recursos humanos para dirigir hospitais dos tipos I e II. A secretária adjunta do interior e coordenadora do curso pela Susam, Heliana Feijó, explica que o curso atendeu uma exigência do Ministério da Saúde, da portaria 2225 GM/MS, onde todos os diretores de hospitais vinculados ao SUS devem ter formação em Administração Hospitalar. “Além de atender aos diretores já em atividade no interior, projetamos a demanda do curso de aperfeiçoamento em Administração Hospitalar para atender também a formação de prováveis diretores”, explicou a secretária do interior e coordenadora geral do curso, Heliana Feijó. A coordenação didática foi por conta da enfermeira Esmeralda Cohen, da UEA.
O curso contemplou, em cinco módulos, os temas Legislação do SUS, Políticas de Saúde, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas e Gestão de Material. A carga horária total foi de 180 horas. As aulas foram ministradas por profissionais da própria Susam.