Francisca Mendes comemora 1.000 cirurgias

Desde o início da implantação do serviço de cardiologia cirúrgica, em janeiro de 2005, o Hospital Universitário Francisca Mendes realizou 1 mil cirurgias em pacientes adultos, evitando a necessidade de tratamento fora do domicílio, até então a única alternativa para os que necessitavam ser submetidos a algum tipo de cirurgia do coração. Em solenidade comemorativa à marca, realizada na manhã de ontem, o diretor da unidade, Pedro Elias de Souza, disse que o serviço de cardiologia está consolidado e que os próximos desafios são a realização de cirurgias cardíacas pediátricas e neonatais, e os transplantes de coração, para os quais o hospital já começa a preparar a infra-estrutura e a capacitação de equipes.

O Hospital Universitário Francisca Mendes pertence à rede de saúde do Governo do Estado e é administrado, via parceria, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A unidade é credenciada pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência em Cardiologia de Alta Complexidade e atende pacientes do Amazonas e dos demais estados da Amazônia Ocidental.

Segundo o diretor Pedro Elias de Souza, atualmente o Francisca Mendes realiza duas cirurgias cardíacas por dia, além de oferecer consultas, exames especializados e serviços complementares ao diagnóstico e tratamento de doenças do coração. A meta, até o final deste ano, é duplicar o número de cirurgias realizadas, o que será possível a partir da construção de uma UTI coronariana com oito leitos, garantindo que a atual, com 12 leitos, seja utilizada somente por pacientes submetidos à cirurgia.

Além disso, Pedro Elias destaca que o serviço de hemodinâmica (estudo dos movimentos e pressões da circulação sanguínea) que permite o diagnóstico de doenças por meio de exames como angiografias em geral (estudo dos vasos) e a realização de alguns tratamentos que substituem as cirurgias tradicionais, deve ter a capacidade dobrada, a partir da aquisição de um novo equipamento, que custará aproximadamente R$ 1,7 milhão. Para começar a operar crianças e recém-nascidos, o Hospital também deverá inaugurar uma enfermaria e uma UTI pediátrica, onde será investido R$ 1,8 milhão. “A perspectiva é que o serviço de pediatria comece a funcionar no segundo semestre deste ano, ampliando a capacidade do Estado de atender crianças cardiopatas”.

O secretário Agnaldo Costa ressalta que a ampliação dos serviços no Francisca Mendes está acertada com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e tem a finalidade de absorver a demanda local por tratamentos complexos na área de Cardiologia, viabilizando que a totalidade dos pacientes diagnosticados possa receber todo o tratamento em Manaus. “O governador Eduardo Braga foi ousado e acertou na parceria com a Ufam. Os desafios de incrementar ainda mais a alta complexidade em cardiologia serão vencidos e, em pouco tempo, poderemos atender em 100% as necessidades de assistência nesta área, tanto de adultos quanto de crianças”.

O Francisca Mendes mantém em funcionamento sete ambulatórios para atendimento cardiológico, os de Valvulopatia, Ritmologia, Insuficiência Coronariana e Cardiopatia Congênita. Na área de diagnóstico a unidade oferece diversos serviços essenciais, dentre os quais eletrocardiografia, ergometria, cintilografia e Medicina Nuclear.

Equipe do serviço de cardiologia recebe homenagem

Os médicos Mariano Terrazas, chefe do serviço de Cardiologia do Francisca Mendes, George Butel, Marcelo Nunes Souza, Luiz Saraiva e Fausto Pina, que compõem a equipe de cirurgiões, além da enfermeira Marilza Matias Ferreira, foram homenageados durante a solenidade comemorativa à realização das 1.000 cirurgias cardíacas no Francisca Mendes. Eles receberam uma placa e medalhas. Participaram da solenidade o reitor da Ufam, Hidembergue Frota, o secretário estadual de saúde, Agnaldo Costa, o secretário executivo de assistência à capital da Susam, Tancredo Soares, o presidente da Fundação Unisol, Luiz Uriapuan Pinheiro, a coordenadora do Programa Amigos da Saúde, Carla Braga, além de coordenadores e funcionários do Hospital, da Ufam e da Susam.

Também participaram do evento os pacientes que marcaram a primeira e a milésima cirurgia cardíaca e, ainda, o mais jovem paciente submetido à cirurgia desde 2005, respectivamente Adalto Antônio Cavalcante Pinto, 64 anos; Arinos Valente, 72 anos; e Sérgio Alberto dos Santos Silva, de 35 anos.
Assessoria de Comunicação da SUSAM – 3643-6327
Andréa Arruda – 9995-1310