Fundação Adriano Jorge recebe 10 novos médicos residentes
A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), órgão do Governo do Amazonas, realiza na segunda-feira (6), às 8h30, a abertura da Semana de Integração dos 10 médicos residentes aprovados no Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade. O programa, realizado em parceria com as Forças Armadas (Aeronáutica e Exército), é o primeiro do tipo a ser implantado e realizado nos municípios do interior do Estado, com o objetivo de aprimorar a assistência aos pacientes. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, entre os novos residentes há médicos dos municípios de Coari, Itacoatiara, Tefé e Manacapuru.
A solenidade de abertura do programa de residência médica acontecerá no auditório Dr. Juarez Klinger do Areal Souto, da FHAJ e será conduzida pelo diretor-presidente da Fundação, Raymison Monteiro de Souza. “Este novo programa implantado pela Fundação é um grande passo na construção de um novo pensamento sobre residência médica. Vamos respeitar nossas barreiras geográficas, porém usufruir de modernas ferramentas para qualificar e especializar nossos profissionais. Estaremos em parceria com as Forças Armadas, que têm uma forte presença em vários municípios do interior do Estado, no que diz respeito à oferta de serviços médicos”, destacou Raymison.
Dando início à programação da Semana de Integração, os novos residentes assistirão a uma Conferência Magna, proferida pelo médico Antônio de Pádua Ramalho, membro da diretoria do Conselho Regional de Medicina (CRM-AM), que abordará o tema “A Medicina de Família e Comunidade: desafios para o século XXI no interior do Amazonas”. Também serão abordados outros temas como a competência técnica para as demandas de saúde, territorialização, aplicação de escala de risco familiar, entre outros. Oficinas de trabalho sobre perfil e processo de trabalho do Médico de Família também fazem parte da atividade.
Residência Médica -– O Programa de Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação (especialização) destinada aos profissionais de saúde e caracterizada por treinamento em serviço. É realizada sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.
Na FHAJ, o programa foi implantando em fevereiro de 2005, oferecendo 10 vagas, sendo cinco destinadas ao programa de Cirurgia Geral e cinco para o de Clínica Médica. Atualmente, a RM da Fundação conta com 45 residentes credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), distribuídos em cinco especialidades: Ortopedia e Traumatologia; Clínica Médica; Cirurgia Geral; Otorrinolaringologia; e Anestesiologia. Desde de 2005, já foram formados 72 médicos especialistas. Hoje, 66 médicos residentes estão atuando na Fundação.