Fundação Alfredo da Matta se consolida como centro nacional de formação e aperfeiçoamento em dermatologia

Em 2023, mais de 140 profissionais de saúde do AM e outros estados passaram por cursos oferecidos pela Fuham

(FOTO: Divulgação/ SES-AM)

A Fundação Alfredo da Matta (Fuham), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), fechou a primeira quinzena do mês de setembro com um total de 144 profissionais de Saúde que foram capacitados pela unidade este ano. As atividades de educação e capacitação profissional são realizadas conforme programação estabelecida de forma estratégica pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Fundação. 

Neste período, foram realizados cursos de capacitação como básico em hanseníase, dermatologia básica e baciloscopia em hanseníase, tanto a coleta do raspado intradérmico como microscopia e interpretação de resultados.   

No total, foram 98 profissionais de Manaus, 18 no interior, incluindo Boa Vista do Ramos, Canutama, Fonte Boa, Iranduba, Manacapuru, Lábrea, Manicoré, Maués e Silves, além de outros 28 profissionais do Amapá, Pará e Piauí, já que a Fuham é um centro de referência nacional em hanseníase.  

Os facilitadores do curso são todos profissionais da Fuham, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e técnicos, com larga experiência no tema, dividindo o conteúdo em aulas teóricas e práticas, quando os participantes acompanham atendimento de pacientes nos ambulatórios da instituição.   

Promovido pela Diretoria de Ensino e Pesquisa, por meio da Gerência de Ensino da Fuham, o curso básico em hanseníase tem como objetivo capacitar profissionais de saúde da rede pública para implementação de ações de controle da hanseníase no Estado. 

A iniciativa aborda desde os conhecimentos básicos sobre a hanseníase, como sua forma de transmissão, sintomas, tratamentos e efeitos adversos, passando pela prevenção da incapacidade física que a doença pode causar; além do diagnóstico e a importância da vigilância epidemiológica e notificação correta dos casos. Os aspectos sociais e serviços de enfermagem na hanseníase também são destaques e complementam a programação.   

“Além da missão de cuidar da saúde das pessoas, a Fuham tem a missão de capacitar as pessoas para atuarem como profissionais de Saúde. Então, nós temos uma programação em relação à capacitação e ao ensino que é direcionada para diversos profissionais de Saúde” pontuou a diretora de Ensino e Pesquisa da Fuham, Graça Barbosa.  

Além disso, Barbosa afirma que o mês de dezembro, a unidade vai ter novas programações para fortalecer a atuação dos profissionais na área de dermatologia, nos cuidados às pessoas que procuram o serviço nessa área específica da Medicina, e que está nos objetivos da fundação continuar ofertando cursos que possam ajudar na atualização dos profissionais no cuidado das pessoas com doenças dermatológicas. 

Última turma  

A última turma do Curso Básico em Hanseníase, destinado a profissionais de saúde de nível superior, foi formada na última sexta-feira(15/09). No total, 13 profissionais da capital (incluindo profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e da própria Fuham) e de quatro municípios do interior (Iranduba, Lábrea, Manacapuru e Silves) participaram da atividade.  

Para Francisco Galvão, do município de Lábrea, estar na Fuham participando deste tipo de atividade é mais uma oportunidade de aprimoramento profissional. “Esta é a segunda vez que venho a Fuham fazer um curso, a primeira vez foi em 2021; como profissional é importante pois posso continuar com o que lido lá no município”, explica o profissional que atua no Programa de Hanseníase de Lábrea.  

Agenda continua  

O próximo curso programado é na área de baciloscopia em hanseníase, voltado para profissionais que atuam em laboratório e será realizado na semana de 25 a 29 de setembro, com aulas presenciais para profissionais do interior e via videoconferência para as vagas destinadas a profissionais de Manaus (Secretaria Municipal de Saúde). 

O público deste curso é também o de  profissionais de nível superior que atuam em serviços laboratoriais em hanseníase, em Manaus e em municípios do Estado.   

Referência  

Além da formação e aperfeiçoamento profissional, a Fuham vem mantendo posição referência em dermatologia, especialmente no trato da hanseníase. Em março deste ano, duas pesquisadoras da instituição apresentaram palestras sobre prática de combate à doença durante reunião da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, na Suíça. Na semana passada, no dia 7/9 a médica dermatologista Carolina Talhari, coordenadora do curso do mestrado em ciências aplicadas à dermatologia da Fuham, proferiu palestra no 76º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizado em Florianópolis (PR), quando apresentou as atividades de pesquisas realizadas na Fuham.