FVS convoca para curso introdutório

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) convoca os 2.886 candidatos aprovados na primeira e segunda etapas do processo seletivo para agentes de endemias para participar da terceira etapa do processo, que consiste no Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada. O curso será ministrado no dia 14 de fevereiro, sábado, tanto para os candidatos aprovados na capital quanto para os dos municípios do interior. No domingo (15) será realizada a prova objetiva na qual será cobrado o conteúdo ministrado durante o curso.

O Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada será ministrado por profissionais do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), instituição responsável pela realização do processo seletivo e terá duração de 8 horas. “As aulas serão ministradas durante todo o sábado, começando às 8h da manhã e se estendendo até as 18h”, informa o diretor presidente da FVS, Evandro Melo.

O curso tem caráter eliminatório, ou seja, os candidatos que não comparecerem estarão automaticamente eliminados. Os candidatos que obtiverem nota inferior a 6 pontos na prova objetiva também estarão eliminados. A prova objetiva será composta de 20 questões de múltipla escolha e o assunto cobrado será abordado pelos instrutores durante o curso.

Evandro Melo informa que os candidatos devem chegar ao local da prova com antecedência mínima de uma hora. “No dia da prova os portões de acesso às escolas serão fechados uma hora antes do início das provas e quem chegar depois disso não terá mais como entrar”, declara.

Os candidatos que concorrem a uma das vagas disponibilizadas para a zona Norte e
sede da FVS farão o curso e a prova, na Aldeia do Conhecimento Professora Ruth Prestes, na Avenida Noel Nutels, Cidade Nova I. Os candidatos que concorrem as vagas da zona Sul, devem procurar a Escola Estadual Eunice Serrano, na rua Monsenhor Coutinho, nº 301, Centro. Quem concorre a uma vaga da zona Leste deverá comparecer a Escola Estadual Amazonense Dom Pedro II, na avenida Sete de Setembro, Centro, e os candidatos da zona Oeste farão o curso e a prova na Escola Estadual Professor Francisco Albuquerque, na avenida Joaquim Nabuco, 1159, Centro.

A apostila com o conteúdo didático do curso está disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) no endereço www.saúde.am.gov.br. “Nós já estamos disponibilizando o conteúdo para que as pessoas possam estudar e obter sucesso na prova”, informa Melo.

O processo seletivo para contratação de agentes de endemias ofereceu 1.441 vagas, das quais 925 para Manaus e as outras 516 para 35 municípios do interior do Estado. O salário oferecido aos agentes é R$ 456,50, mais gratificação de alimentação e auxílio transporte. A carga horária é de 40 horas semanais.

Entre as atribuições do agente de combate às endemias estão vigilância, prevenção e controle de doenças, em especial dengue e malária, por meio de educação em saúde e mobilização social, eliminação de criadouros, manejo ambiental e aplicação de larvicidas. Além disso, os agentes devem atuar nas etapas de identificação, diagnóstico e tratamento da malária, notificação e controle, e no planejamento e avaliação de resultados.

_______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br