FVS discute nos plano de combate à malária

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) deu início, nesta segunda-feira (25) à Reunião de Avaliação do Plano Plurianual de Prevenção e Controle da Malária (PPACM) 2007-2010. O está sendo realizado no Auditório da biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), com a participação dos assessores técnicos da FVS, dos gerentes de endemias dos 62 municípios do Amazonas, além de convidados de instituições parceiras.

Participaram da mesa de abertura do encontro o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, a diretora técnica da FVS, Lubélia Sá Freire, o vice-diretor do Inpa, Wanderli Pedro Tadei e o chefe do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças da FVS, Romeo Rodrigues Fialho.

Na abertura, Sá Freire destacou que o novo desafio do Amazonas na prevenção e controle da malária é manter os resultados obtidos pelo Plano e continuar reduzindo o número de casos da doença no Estado. Fialho lembrou das conquistas alcançadas, como o título de campeão do Prêmio de Redução de Malária nas Américas (Malaria Champions of the Americas), pelo desempenho na luta contra a malária no Estado do Amazonas. A premiação foi outorgada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Washington (EUA).

Ao final da cerimônia de abertura o secretário de Estado da Saúde parabenizou os coordenadores municipais pelo trabalho realizado e agradeceu, em nome do governador do Estado do Amazonas, Omar Aziz, e da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), as contribuições prestadas durante o desenvolvimento do PPACM (2007-2010).

Na oportunidade, o gerente de Doenças de Transmissão Vetorial da FVS, Daniel Barros, apresentou os objetivos e metas previstos no PPACM 2007-2010, além dos resultados obtidos, como a redução de 64% dos casos de malária no Amazonas no período de atuação do Plano. De acordo com Barros, o Amazonas foi o estado da Amazônia Legal que mais reduziu o número de casos da doença nos últimos 3 anos.

Para dar continuidade às ações do Plano 2007-2010, durante esta manhã também foi apresentada e discutida a proposta do PPACM para o quadriênio 2001-2015, chamado de Plano “Copa do Mundo de Futebol”.

PPACM
Em 2007, o Amazonas apresentou 202.955 casos autóctones de malária e Incidência Anual Parasitária (IPA) de 59,9/mil habitantes, sendo 35 municípios (56%) classificados em alto risco (IPA maior que 50 casos/mil habitantes).

Diante desse quadro, o PPACM foi criado a fim de implementar uma política de prevenção e controle da malária no Estado do Amazonas, integrada às políticas Estadual e Municipal de desenvolvimento socioeconômico, capaz de desenvolver em curto prazo o referencial técnico e a capacidade operacional, intensificando o apoio aos municípios, fomentando e criando condições técnicas e administrativas para, de forma sustentável, reduzir e controlar a transmissão da malária no Amazonas. O período para execução de plano foi de novembro de 2007 a dezembro de 2010.

Em 2010, o PPACM conquistou o Prêmio de Campeão de Redução de Malária nas Américas (Malaria Champions osf the Americas), pelo desempenho na luta contra a malária no Estado do Amazonas. A premiação foi outorgada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Washington (EUA).

Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS
 Camilla Sá Freire