FVS divulga aprovados na primeira etapa

A lista geral de candidatos aprovados na primeira etapa do concurso da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) para o cargo de agentes de endemias foi disponibilizada pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), instituição responsável pela realização do processo seletivo. Cerca de 12 mil pessoas que obtiveram nota mínima para aprovação, compõem a relação que já está disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde (www.saude.am.gov.br).

Do total de aprovados, serão convocados para a prova de títulos, que representa a segunda etapa do processo de seleção, os aprovados em número até quatro vezes a quantidade de vagas oferecidas. Os demais permanecerão na condição de não eiliminados mas não poderaão participar das etapas seguintes. A classificação vai obedecer a pontuação obtida.

Foram abertas 1.441 vagas para o cargo de agentes de endemias, sendo 925 vagas na capital e 516 distribuídas entre 35 municípios do interior. No total, inscreveram-se para a seleção 15.625 pessoas.

Na capital, os títulos (certificados de cursos e tempo de serviço) devem ser entregues no período de 27 a 29 de agosto. No interior, os candidatos terão apenas que aguardar a análise e pontuação dos documentos, uma vez que os títulos foram entregues no momento da inscrição.

De acordo com a diretora do Cetam, Sônia Ferreira, foram considerados aprovados os candidatos que obtiveram no mínimo 12 acertos na prova específica, realizada no último dia 27. Ela informa que a classificação final só será conhecida após a conclusão das provas de títulos e do curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada, que será oferecido pela FVS como a terceira etapa do processo seletivo. O curso também tem caráter eliminatório.

O diretor presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Evandro Melo, destaca que o processo seletivo muda a relação de trabalho dos agentes de endemias com o Estado, criando a estabilidade e todas as vantagens do regime estatutário. Até o momento, os agentes atuavam em regime temporário. O salário oferecido aos agentes é R$ 456,50, mais gratificação de alimentação e auxílio transporte e a carga horária é de 40 horas semanais.

Entre as atribuições do agente de combate às endemias estão vigilância, prevenção e controle de doenças, em especial dengue e malária, por meio de educação em saúde e mobilização social, eliminação de criadouros, manejo ambiental e aplicação de larvicidas. Além disso, os agentes devem atuar nas etapas de identificação, diagnóstico e tratamento da malária, notificação e controle, e no planejamento e avaliação de resultados.

______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br