FVS investiga casos de dengue hemorrágica
Desde a primeira epidemia de dengue no Brasil, o Amazonas registrou 114 casos de dengue hemorrágica e duas mortes – em 2001 e em 2006. No momento, a Fundação de Vigilância em Saúde investiga seis casos com manifestação hemorrágica, dois deles importados de Mato Grosso. Os exames de laboratório que podem confirmar a suspeita devem sair até o final da próxima semana. “Todos os pacientes já foram tratados e estão bem”, tranqüiliza o infectologista Bernardino Albuquerque, diretor técnico da FVS.
De acordo com ele, a dengue hemorrágica não está ligada a um tipo específico de vírus da dengue. “É uma manifestação exacerbada da doença, associada principalmente ao estado imunológico do paciente e suas reações próprias ao vírus”.
O diretor explica que a febre hemorrágica pode ocorrer na segunda ou terceira vez em que a pessoa tem dengue, quando o organismo está predisposto a reagir à doença com maior intensidade.
Para evitar a gravidade da doença, é importante procurar o serviço médico no início dos sintomas. “Mais eficaz ainda, é evitar a ocorrência da dengue”, destaca o médico. “Daí a importância do envolvimento da população nas ações de prevenção”.
________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – 3643-6327