FVS realiza provas e gabaritos estão liberados

As provas objetivas do processo seletivo para preenchimento de vagas de agentes de endemias da Fundação de Vigilância em Saúde foram realizadas neste final de semana, com índice de comparecimento de 87% dos inscritos.

De acordo com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), instituição responsável pela organização do processo seletivo, o resultado final desta etapa deve ser divulgado na primeira quinzena de agosto.

Segundo a diretora do Cetam, Sônia Ferreira, as provas foram realizadas com tranqüilidade e o número de faltosos ficou dentro da previsão. “Até o momento nós temos contabilizado 2.133 faltosos, mas este é um resultado parcial porque estamos sem comunicação com alguns municípios do interior”. O número total de inscritos no processo seletivo foi 15.625.

Ela destaca ainda que a leitura e correção das provas já tiveram início nesta segunda-feira e que até o final da primeira quinzena de agosto os resultados deverão ser divulgados. “O material que vem do interior pode demorar um pouco mais pra chegar, mas a previsão inicial é essa”.

O processo seletivo ainda terá duas etapas até a classificação final. Além das provas objetivas, haverá prova de títulos (experiência profissional, certificados de cursos e eventos específicos na área de saúde), de caráter classificatório. A terceira etapa será o curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada, oferecido pela FVS, também de caráter eliminatório.

O processo seletivo ofereceu 1.441 vagas para o cargo de agentes de endemias, sendo 925 vagas na capital e 516 distribuídas entre 35 municípios do interior. O salário oferecido aos agentes é R$ 456,50, mais gratificação de alimentação e auxílio transporte. A carga horária é de 40 horas semanais.

Entre as atribuições do agente de combate às endemias estão vigilância, prevenção e controle de doenças, em especial dengue e malária, por meio de educação em saúde e mobilização social, eliminação de criadouros, manejo ambiental e aplicação de larvicidas. Além disso, os agentes devem atuar nas etapas de identificação, diagnóstico e tratamento da malária, notificação e controle, e no planejamento e avaliação de resultados.

______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br