Garantido recebe orientação sobre saúde

Aplicação de vacina antitetânica, distribuição de equipamentos individuais de segurança, palestras, distribuição de material informativo, realização de exames laboratoriais e atendimento médico. Essas foram as medidas de prevenção à saúde e segurança, promovidas nos galpões do boi-bumbá Garantido, durante os últimos três meses, por meio de um Projeto de Intervenção coordenado pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest) em parceria com o Centro Municipal de Saúde do Trabalhador e Núcleo de Saúde do Trabalhador da Semsa Parintins. O Projeto foi concluído na semana passada.

As atividades de prevenção começaram em 2007 com inspeções nos galpões dos bois Garantido e Caprichoso, para verificar as condições de segurança e saúde para os trabalhadores. Na época foram detectadas irregularidades nos dois, que foram orientados a corrigi-las. O Caprichoso promoveu as adequações necessárias e o Garantido foi multado pelo Ministério Público do Trabalho em R$ 20 mil.

O valor da multa foi repassado para o Cerest que decidiu utilizá-lo em favor do trabalhador do Garantido, realizando as palestras e a ações de promoção de saúde e segurança. “A agremiação também realizou melhorias no ambiente físico proporcionando maior conforto e segurança para os trabalhadores”, destaca o coordenador estadual de saúde do trabalhador, Augusto Albuquerque.

As atividades foram encerradas com um concurso de frases com o tema “Por que cuidar da saúde e da segurança dos trabalhadores dos galpões do boi-bumbá Garantido” cujo vencedor foi o trabalhador Heraldo de Oliveira, com a frase “Os cuidados com a saúde e segurança dos trabalhadores é que garantem a magia do espetáculo do boi do povão”.

_______________________________
Informações para Imprensa
(92) 3643-6327