Gerentes de Endemias recebem capacitação

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), estará realizando a partir de amanhã o curso Vigilância em Saúde Epidemiológica e Controle de Doenças com Ênfase em Malária para a Formação de Gerentes e Supervisores. O curso, que vai até o próximo dia 22, é destinado a gerentes de endemias e supervisores de campo de 41 municípios do Amazonas e será ministrado por profissionais da FVS na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Os gerentes foram selecionados nos municípios que apresentam altos índices de casos de malária e onde foram implantados programas de controle de endemias. Os agentes serão orientados, entre outras coisas, para identificar situações de risco para malária e dengue e estarão capacitados para treinar seu pessoal de campo para as atividades de controle vetorial e de atenção básica aos pacientes.

Durante o curso estão programadas aulas práticas e teóricas. Nas aulas teóricas serão repassados todos os conhecimentos a respeito da doença, transmissão, atenção ao paciente e controle vetorial. Na prática eles irão elaborar planos de ação e também irão realizar pesquisas de campo, onde identificarão larvas dos mosquitos.

Entre as atividades práticas de controle do mosquito estão a borrifação intradomiciliar, a termonebulização, o manejo ambiental para controle de larvas e a aplicação de larvicidas entre outras. Os agentes também serão orientados quanto à utilização dos equipamentos de proteção individual e aos cuidados com o manuseio de inseticidas.

Ao final do curso os alunos serão avaliados e precisarão elaborar um planejamento operacional para o seu município. A avaliação servirá para que os profissionais da FVS possam comprovar conhecimento adquirido e se estão aptos a aplicar o conhecimento em seus municípios.