Gestores avançam no Pacto pela Gestão

Os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Amazonas estarão reunidos até sexta-feira (09/11) durante a terceira etapa das discussões de construção do Termo de Compromisso de Gestão do SUS no estado. O encontro começou ontem. A conclusão do documento marcará a adesão do Amazonas ao Pacto pela Saúde, proposto pelo Ministério da Saúde para todo o país.

Estarão participando das discussões representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde, diretores das unidades de saúde da rede assistencial tanto da capital quanto do interior, conselheiros estaduais e municipais de saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Funasa, Ministério da Saúde e universidades.

Durante as discussões serão definidas as bases do termo de compromisso da gestão estadual de saúde no estado. O documento apontará a capacidade instalada da rede estadual de saúde na capital e no interior para facilitar as pactuações (acordos para a oferta de serviços, financiamento e organização do sistema de saúde), que poderão ser realizadas entre as esferas municipais, estadual e federal. Este processo faz parte das ações do Pacto pela Saúde, que aponta as novas diretrizes para o fortalecimento do SUS.