Governador inaugura Danilo Corrêa
O governador Eduardo Braga inaugurou nesta quarta-feira (01), no início da noite, o SPA e Policlínica Danilo Corrêa, na Cidade Nova, zona Leste de Manaus. A unidade foi construída para substituir o antigo SPA Danilo Corrêa e ampliar os serviços de saúde oferecidos à população daquela região. A nova unidade, que tem quatro andares, une pronto-atendimento, e consultas e exames em especialidades médicas.
Durante a cerimônia, o governador destacou que cumpria o compromisso firmado com a comunidade de construir um serviço com alto padrão de qualidade para atender adultos e crianças. Braga também ressaltou a determinação do Governo de dotar as unidades de saúde de equipes profissionais capacitadas tecnicamente e preparadas para prestar atendimento humanizado. “Estamos concluindo o processo seletivo para contratação de 116 médicos especialistas para suprir a demanda de algumas áreas para as quais sobraram vagas no concurso, como a neuropediatria e a urologia”, anunciou.
Os familiares do médico Danilo Corrêa – os sobrinhos Evandro e Ernani, e os sobrinhos netos Daniela e Danilo de Aguiar Corrêa – também participaram da cerimônia de inauguração da unidade. Em nome dos quatro e dos demais familiares, Danilo, que é advogado, fez um discurso curto e emocionado. Ele agradeceu a homenagem e desejou sucesso ao novo serviço de saúde.
O governador visitou os quatro andares que compõem o SPA e Policlínica Danilo Corrêa e comparou a unidade com os melhores serviços de saúde privados. Ele foi acompanhado pela primeira dama e presidente do Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH), Sandra Braga, pelo secretário estadual de saúde, Agnaldo Costa, e pela diretora da unidade, Liége Ribeiro, além de outros secretários de estado, servidores e representantes da população.
Braga recomendou que servidores e usuários cuidem com carinho da unidade de saúde, onde foram investidos cerca de R$ 13 milhões entre obras e equipamentos. O prédio tem quatro mais de 70 ambientes, distribuídos em 4 mil metros quadrados.
Ainda durante a solenidade de inauguração, o SPA realizou o primeiro atendimento. Solange Costa Simões, estava com dor de dente e precisou de assistência. Ela foi atendida por volta das 18h30 pelos odontólogos Lígia Souza e Robson Vidal, que deram o diagnóstico de pulpite e iniciaram o tratamento.
Na área de pronto atendimento (SPA) serão oferecidos os serviços de urgência e emergência de baixa e média complexidade na área de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia. A unidade vai funcionar 24 horas, inclusive em fins de semana e feriado e receberá demanda espontânea. Além de consultas, serão oferecidos exames de apoio ao diagnóstico, como raios-x, análises e internações de curta permanência (até 48 horas). O SPA conta com 18 leitos, distribuídos em enfermarias masculina, feminina e pediátrica.
Policlínica – Os usuários que precisarem de consultas e exames em especialidades médicas serão atendidos pela policlínica, que oferecerá serviços de média complexidade em oftalmologia, dermatologia, gastroenterologia, ultrassonografia, ginecologia, cardiologia, endoscopia e odontologia (periodontia e endodontia). O atendimento na policlínica será referenciado, ou seja, o usuário precisará de encaminhamento médico, fornecido por unidades de menor complexidade ou pela rede de urgência e emergência.
Também serão realizados exames especializados, incluindo raios-x de crânio, tórax e extremidades, exames odontológicos, endoscopia e ultrassonografia. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
Com o novo serviço sobe para oito o número de SPAs em funcionamento na capital e para sete o número de policlínicas. A primeira unidade construída no formato SPA e policlínica é a Dr. José Lins e funciona no bairro da Redenção.
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) está reestruturando a rede de unidades de média e alta complexidade, com a reforma, ampliação e construção de cerca de 30 unidades instaladas na capital. O projeto de reestruturação inclui os três pronto-socorros para adultos, dois pronto-socorros infantis, os 15 Centros de Atenção Integral à Criança e ao Idoso (Caics e Caimis), uma farmácia popular e um centro de reabilitação (já inaugurados), SPAs, policlínicas, a maternidade Balbina Mestrinho e o Instituto da Criança do Amazonas (Icam).
_______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br