Governo abre 10,2 mil vagas para Saúde

As 1.567 vagas são para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (Fcecon), Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (Fuam), Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Fhemoam), Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM) e Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ). As necessidades têm como base o funcionamento pleno da rede de Saúde, na capital e no interior, a expansão da rede e a regularização dos servidores em situação de Regime Especial Temporário. Todos os grupos ocupacionais – superior, médio, auxiliar e elementar – têm vagas definidas no Edital n.º 001/2005 – SEAD/AM.

O anúncio do Edital foi feito pelo governador Eduardo Braga, o secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, e a secretária estadual de Administração, Recursos Humanos e Previdência (Sead), Ligia Abrahim Licatti. O edital é o quinto já lançado pelo Governador Eduardo Braga, que já realizou concurso público para a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado e Polícia Militar. “Já iniciamos o levantamento das necessidades da Secretaria de Estado da Fazenda, a Sefaz, para lançar o edital até março deste ano”, afirmou Eduardo Braga.

“A saúde no Estado, e principalmente no interior, é prioridade em nosso governo. Tanto que do total de vagas destinada a Susam, ou seja, 8.639, cerca de 2,6 mil são para os municípios do interior”, explicou Eduardo Braga. “Estamos investindo muito na saúde. Em 2003 e em 2004, o governo do Estado investiu mais de 28% de recursos próprios no setor saúde. Estamos buscando a reorganização e a correta hierarquização do Sistema de Saúde no Estado”, disse o governador lembrando que em 2004 deu-se início ao processo de municipalização da saúde, quando foram repassados ao município de Manaus 23 centros de saúde com toda infra-estrutura, equipamentos e recursos humanos. Com a municipalização, o município passou a ser responsável por toda atenção básica de saúde.