Governo conclui etapa de revitalização do PAM Codajás
A inauguração do PAM Codajás contou com a presença da secretária de Estado da Saúde, Leny Passos, e da presidente do Conselho de Desenvolvimento Humano, Sandra Braga. A solenidade também contou com a participação da secretária executiva de Assistência à Capital da Susam, Carla Braga Alves, diretores e servidores de unidades de saúde estaduais. Elaborado pela Susam, o programa de revitalização irá agilizar o atendimento dos cerca de 35 mil usuários que procuram a unidade mensalmente, gerando em média 560 consultas por dia.
Só na primeira fase das ações de revitalização da unidade o Governo do Estado investiu R$ 1,1 milhão em obras e equipamentos para compor o Setor de Imagenologia e a Central de Triagem Resolutiva. As duas unidades estão voltadas para o atendimento de pacientes que necessitam de diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico em uma das 23 especialidades oferecidas pelo PAM. Além disso, o Estado ampliou a Central Telefônica para marcação de consultas pelo 0800, dobrando a capacidade de atendimento de chamadas, que hoje é de 4 mil por dia.
Com a inauguração do Setor de Imagenologia estarão sendo realizados a partir desta quinta-feira (23) ecocardiograma adulto e pediátrico, ultrassonografia (obstétrica, abdominal, renal, mamária, pélvica, etc), teste ergométrico, endoscopia digestiva alta, espirometria (para medir a capacidade pulmonar) e raio x. O novo setor passa a oferecer quase 4 mil exames por mês, centralizados no próprio PAM, o que segundo a secretária de Estado da Saúde Leny Passos, tem o objetivo de facilitar o acesso dos pacientes ao diagnóstico e agilizar seu retorno ao médico que fez a solicitação. “O tempo de entrega dos resultados de raio x será imediato para que o paciente retorne ao médico no mesmo dia. Para os demais exames, a espera será de apenas 48 horas”.
Mais vagas – A Central de Triagem Resolutiva, que também passa a funcionar imediatamente após a inauguração, foi estruturada, segundo Leny Passos, para descongestionar os consultórios de especialidades médicas e oferecer vagas a quem realmente necessita do especialista. “Segundo a Organização Mundial de Saúde cerca de 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na assistência básica, mas a população tende a achar que só um especialista pode diagnosticar e tratar suas doenças”. A secretária disse que esse comportamento tem gerado no PAM uma demanda muito superior à capacidade de resolução da unidade, que teve que absorver a demanda antiga do PAM Centro, desativado em outubro de 2001, e ainda enfrenta a carência de profissionais especialistas dispostos a atuar no serviço público.
“Todos esses fatores têm contribuído para o usuário precise esperar até 30 dias para conseguir uma consulta médica”, diz a diretora do PAM Codajás, Joselita Nobre, explicando que a Central de Triagem Resolutiva deve solucionar esse problema. “Ainda teremos especialidades muito procuradas e com poucos médicos como urologia, proctologia, reumatologia e endocrinologia, onde vai haver espera, mas a expectativa é diminuirmos ao máximo este tempo com a nova triagem”.
Na Central estarão atuando 50 clínicos gerais que farão o primeiro atendimento de todos os usuários que estão procurando o PAM pela primeira vez, com capacidade para realizar até 18,7 mil consultas mensalmente. “Os médicos farão uma avaliação completa, inclusive com exames e encaminharão para o especialista somente os casos necessários”, diz a diretora, estimando que pelo menos 60% deles sejam tratados pelo clínico, liberando vagas para quem de fato precisa do acompanhamento do especialista.
Acesso rápido – Para resolver outro problema antigo do PAM, a demora na espera do 0800 para marcação de consultas, o governo do Estado adquiriu uma nova Central Telefônica com capacidade para 45 canais. O novo equipamento e a contratação de 24 novos atendentes vão dobrar a capacidade de recepção. Atualmente o PAM recebe 4 mil ligações diárias, mas os estudos da Susam mostram que outras 4 mil ligações não conseguem ser completadas, por congestionamento no sistema.
Rede de Policlínicas e agendamento centralizado
também serão criados para agilizar o atendimento
Além da inauguração dos novos setores e das melhorias no sistema de agendamento pelo 0800, o PAM também vai absorver a partir de novembro a marcação de consultas para especialistas das outras unidades onde a população busca esse tipo de atendimento – Ambulatório Araújo Lima, da Universidade Federal do Amazonas, Hospital Francisca Mendes e Hospital Geral Adriano Jorge.
A secretária de Saúde, Leny Passos, explica que o soft utilizado pelo PAM está sendo ampliado com a criação de três links que vão dar acesso ao banco de dados destas unidades e informar ao usuário onde, quando e qual médico irá atendê-lo, caso não haja vaga no próprio PAM. “Esse sistema vai gerar mais conforto e economia para o paciente, evitando que ele corra de uma unidade para outra em busca de uma consulta”.
Leny Passos ressalta que, além das da revitalização do PAM Codajás, o atendimento com especialistas será ampliado com a rede de policlínicas, que começa a ser criada pelo Governo do Estado a partir de agora, com a municipalização da Atenção Básica, em Manaus. “As policlínicas estarão nos bairros e contarão com especialistas para atender as necessidades específicas das comunidades residentes”.
Serviços Inaugurados
Setor de Imagenologia
Oferta de exames:
– Ecocardiograma (adulto e pediátrico)
– Ultrassonografia
– Teste Ergométrico
– Endoscopia Digestiva Alta
– Espirometria
Raio X
Quantidade mensal de exames ofertados: 3.830
Central de Triagem Resolutiva
– 50 clínicos gerais
– 18,7 mil consultas mensais
– Avaliação dos pacientes que precisam de especialista. Tratamento e acompanhamento dos demais.
Capacidade de atendimento:
Central de Telefônica (0800)
– Ampliação de 30 para 45 canais
– Capacidade aumentada de 4 mil para 8 mil ligações
24 atendentes por turno (manhã e tarde)
Investimentos gerais: R$ 1,1 milhão
Pessoal contratado: 135 (médicos, auxiliares e técnicos)