Governo do Amazonas entrega CAIC José Carlos Mestrinho totalmente padronizado

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SUSAM) inaugura nesta quarta-feira, 28 de outubro, às 16h, as novas instalações do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) José Carlos Mestrinho, localizado na Rua 05 s/n Alvorada II, Zona Centro-Oeste de Manaus. O centro foi totalmente padronizado e custou ao governo quase um milhão e duzentos mil reais com reforma e aquisição de novos equipamentos.

Até o final do ano, mais seis dos 12 que compõem as redes de CAICs, serão entregues à população totalmente reformados. As novas instalações dos CAICs Edson Melo (Zumbi I), Afrânio Soares (Bairro Parque das Laranjeiras), Moura Tapajoz (Galiléia) Corina Batista (Aleixo) e Crisólita Torres (Colônia Oliveira Machado) já foram inauguradas.

“Humanizar é transformar atendimento em acolhimento. Neste sentido, entregaremos à população não só um novo CAIc reformado e padronizado no modelo idealizado pelo governo Eduardo Braga, mas um ambiente acolhedor e digno de receber a sociedade”, disse o secretário de Estado da Saúde, Agnaldo Costa, acrescentando que a unidade foi totalmente reformada e padronizada com a estrutura igual a dos outros CAICs.

O centro oferece serviços de saúde para crianças e adolescentes de 0 a 13 anos que agora contam com os “Amigos da Saúde”, responsáveis por manter os pequenos entretidos na Brinquedoteca, enquanto aguardam o atendimento. O serviço é composto por brinquedos lúdicos e educativos, livros, TV, DVD, monitoramento de pedagogas. Além do trabalho de humanização, a unidade esta inserida no Complexo Regulador – SISRG – que visa otimizar a marcação de consultas e exames.

O Centro oferece atendimento ambulatorial, com consultas e serviços que visam a cura e a prevenção de doenças, e o acompanhamento do desenvolvimento infantil. Nos últimos oito anos, o CAIC atendeu quase 500 mil crianças.

Na unidade, as crianças e adolescentes contam com consultas pediátricas e assistência em enfermagem, psicologia, serviço social e odontologia. A unidade está preparada para receber crianças desde os primeiros dias de vida. Lá, são oferecidos: teste do pezinho, nebulização, reidratação oral, exames laboratoriais, medicação, educação em saúde e imunização, com a oferta de todas as vacinas do calendário básico nacional.

Na área de Odontologia, o CAIC oferece consultas de prevenção e tratamento dentário, além de manter o programa “Bebê Dente”, por meio do qual são atendidas crianças a partir dos seis meses de idade. Os pais recebem orientações e palestras sobre como acompanhar o desenvolvimento da dentição de seus filhos.

O CAIC funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h30. O CAIC José Carlos Mestrinho, assim como os demais, não realiza procedimentos de urgência e emergência.

Programas de humanização

Por orientação do governador Eduardo Braga, a Secretaria de Estado da Saúde (SUSAM) e o Conselho de Desenvolvimento Humano estão coordenando em parceria os programas de humanização do atendimento aos usuários do Sistema Estadual de Saúde. As ações já tiveram início nas principais unidades de urgência e policlínicas e abrangem a rede de CAICs, composta por 12 unidades, e todos os hospitais, pronto-socorros, maternidades e hospitais que se encontram em construção, reforma ou ampliação.

Ambientes

Além dos consultórios e salas de atendimento, os ambientes de circulação do José Carlos Mestrinho, incluindo duas recepções, ganharam cores vivas e grandes painéis que visam entreter e integrar as crianças aos programas educativos e lúdicos, realizados antes das consultas e nos intervalos entre o atendimento médico e a realização de procedimentos como aplicação de medicamentos e vacinas.

Quem foi José Carlos Mestrinho

Natural do Rio de Janeiro, José Carlos Mestrinho, morreu em Manaus aos 18 anos (dia 18 de fevereiro de 1986), vítima de um acidente automobilístico. Filho do ex senador (também falecido) Gilberto Mestrinho e de Maria Emília Mestrinho de Medeiros Raposo, José Carlos estudou no RJ da 1ª a 6ª série no Colégio São Bento. Depois, acompanhado dos pais, veio para Manaus e cursou a 7ª e 8ª série no La Salle e posteriormente, o segundo-grau no colégio Dom Bosco.

Ainda no 3º do ensino médio foi aprovado no Curso Direito na Universidade Estácio de Sá, na sua terra natal.

De acordo com familiares de José Carlos Mestrinho, ele teve sua trajetória sempre pautada nos preceitos da família, sendo fiel aos princípios de seu pai em favor dos menos favorecidos, em especial aos jovens.