Governo do Amazonas forma mais 17 especialistas
O Governo do Estado do Amazonas formou mais 17 especialistas, titulados em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Traumatologia e Anestesiologia. A ação faz parte dos programas de Residência Médica da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade da rede estadual de saúde. Desde 2004, a Fundação vem desenvolvendo atividades no campo do Ensino e da Pesquisa. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a unidade já contribuiu com a formação de 89 especialistas, até o final de 2012.
Diretor-Presidente da FHAJ, Dr. Raymison Monteiro de Souza, destacou a seriedade com que o Governo do Amazonas trabalha a formação médica. “A conquista de mais 17 especialistas é fruto de uma luta árdua, iniciada em 2004, quando começamos a discutir a residência médica no hospital”, disse. “Saímos de um hospital essencialmente assistencialista em sua criação, para um Hospital de Ensino, certificado pelo Ministério da Saúde e da Educação”, ressaltou Raymison. Para ele, o esforço e a dedicação são dos profissionais formados. “Mas para que houvesse essa conquista, muitos contribuíram, desde aquele que limpa o centro cirúrgico ou consultório, aos servidores que diariamente operacionalizam diversas funções para este Hospital funcionar. É um orgulho para todos”.
O Diretor de Ensino e Pesquisa, Dr. João Bosco Botelho, ressaltou o papel dos preceptores para gerenciar as atividades realizadas em cada programa de residência médica. “Contamos com o apoio de uma equipe de preceptores, cuja responsabilidade é imensa ao zelar pela qualidade do ensino e acompanhar o desempenho do médico especialista. Nesta administração, triplicamos o número de residentes, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas, a Fapeam. A formação médica da melhor qualidade e humanizada é uma de nossas prioridades”, destacou.
Histórico – A Residência Médica da Fundação Hospital Adriano Jorge – FHAJ, iniciou suas atividades em 1º de fevereiro de 2005, oferecendo 10 vagas, sendo 5 vagas para o programa em Cirurgia Geral e 5 para o de Clínica Médica. Em março deste de 2013, serão 28 novos médicos residentes (R1), em cinco Programas: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Ortopedia e Traumatologia e Otorrinolaringologia.
A Residência Médica foi instituída no Brasil pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977. Segundo o Ministério da Educação, conforme a Lei nº 6.932, de 07/07/1981, da Presidência da República, a RM constitui-se em uma modalidade de ensino de pós-graduação (latu sensu), destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, funcionando em Instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. A RM é considerada o “padrão ouro” da especialização médica.
_____________________________________________
Rose Medeiros
Assessora de Comunicação / FHAJ
(92) 3612-2231 / (92) 9152-1678
asscom@fhaj.am.gov.br