Governo do Amazonas implanta Central de Regulação em Manicoré

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) implantou, e já está funcionando, a Central Municipal de Regulação Ambulatorial de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus). A partir de agora, as demandas de saúde da cidade, como oferta de serviços especializados, exames e consultas, serão feitas diretamente ao Sistema de Regulação (Sisreg), de forma informatizada e padronizada, auxiliando na organização dos atendimentos para a população do município.

Antes da implantação do sistema, as informações eram colocadas de forma manual em planilhas. Além de Manicoré, os municípios de Itacoatiara, Humaitá, Presidente Figueiredo e Iranduba também já possuem Central de Regulação.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, explica que a implantação da Central de Regulação tem por objetivo organizar a demanda do município por ofertas de exames e consultas, além de permitir maior celeridade nos atendimentos à população. É uma iniciativa que, segundo ela, faz parte das ações do Programa Saúde Amazonas, criado pelo governador Wilson Lima com o propósito de ampliar e melhorar o atendimento ao cidadão.

“Agora, com a Central de Regulação instalada em Manicoré, quando uma pessoa for atendida em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), por exemplo, e precisar de um exame, a própria unidade vai agendar o serviço, sem que o paciente precise se deslocar para outro lugar”, comentou.

De acordo com o coordenador do Complexo Regulador da SES-AM, Roberto Maia, além da implantação da regulação em Manicoré, foi realizado um treinamento com todos os servidores das UBS´s da cidade, orientando como utilizar o Sisreg.

“Com a implantação da regulação e os servidores treinados, será possível solicitar exames e consultas nas UBSs e, caso o município não tenha aquela oferta, o paciente será informado em tempo hábil onde será atendido, se na capital ou em algum município próximo, mas tudo isso informatizado, organizado”, disse Maia.

Ainda segundo Roberto Maia, a administração da Central de Regulação vai funcionar dentro da Secretaria Municipal de Saúde de Manicoré, por meio de uma coordenação local de regulação ambulatorial, composto por um médico regulador e uma equipe de regulação.

FOTO: Divulgação/SES-AM