Governo do Amazonas intensifica ações de luta contra a Aids
O Governo do Amazonas intensifica, a partir desta segunda-feira (26), as ações preventivas e de diagnóstico, alusivas do Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro) em Manaus e interior do Estado. A programação inclui atividades de orientação, panfletagem, distribuição de preservativos e testagem rápida para HIV, Sífilis e hepatites B e C. As ações seguem até 1º de dezembro, quando será realizada uma grande mobilização, que marcará o encerramento da campanha. De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Graça Alecrim, neste período, deverão ser distribuídos mais de 1 milhão de preservativos e realizados mais de 56 mil testes para o diagnóstico das doenças, em todo o Estado.
A ação é dirigida pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada a FMT-HVD, e conta com apoio das secretarias estadual e municipal de Saúde (Susam e Semsa), além de outras secretarias estaduais (Sejus, Seplan, Seduc, Sejel), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e de mais de 60 coordenações municipais de DST/Aids, que são responsáveis pela realização das atividades no interior. Conta, ainda, com a participação da Amazonaids, Forum Amazonas de OSC, entre outras organizações da Sociedade Civil.
A campanha é promovida em todo o mundo desde 1987. No Amazonas, tem a proposta de despertar o interesse da população sobre os cuidados preventivos contra HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Busca, também, incentivar a procura pela testagem rápida, para identificação precoce das doenças. “Com disciplina, as pessoas que vivem com Aids conseguem ter uma boa qualidade de vida. Entretanto, é uma doença que ainda causa mortes e que pode ser evitada, a partir da iniciativa individual. É essa conscientização que estamos buscando”, frisou Graça Alecrim.
Os testes para HIV, Sífilis e hepatites B e C estarão disponíveis na FMT-HVD, das 8h às 17h, no Ambulatório de Dermatologia, onde os interessados também podem encontrar o serviço em qualquer época do ano. A testagem ainda poderá ser feita nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Fundação Alfredo da Matta, maternidades Moura Tapajoz, Balbina Mestrinho, Ana Braga, CTA do Instituto da Mulher Dona Lindu e Pronto Socorro Platão Araújo. O Sesi levará a ação a empresas do Distrito Industrial, enquanto a Sejus visitará unidades prisionais. Todos os profissionais de saúde do Estado e municípios e os parceiros que aplicarão os testes rápidos passaram por treinamentos, nos dias 21 e 22 deste mês, ministrado pela Coordenação Estadual.
Nesta quarta-feira (28), um culto ecumênico marcará as atividades alusivas à data. O ato acontecerá no horário de 9h às 11h30, no Ambulatório de Dermatologia da FMT-HVD, na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro. No dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, de 17h até 20h, a programação será encerrada com uma grande mobilização, no Calçadão da Ponta Negra, que ganhará iluminação especial. O evento contará com atrações culturais, testagem rápida de HIV e ações de cunho preventivo como distribuição de panfletos e preservativos.
Tratamento –
Atualmente, mais de 5 mil portadores do vírus HIV estão em tratamento no Amazonas, considerando os pacientes atendidos na FMT-HVD e nas unidades de dispensação de medicamentos no interior do Estado. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) recebem acompanhamento médico e todos os medicamentos destinados ao controle da síndrome e tratamento de infecções oportunistas, comuns em soropositivos. Na FMT-HVD, os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por infectologista, oftalmologista, odontológos, cardiologista, psicólogos, assistentes sociais, ginecologistas e clínico geral.
—
_________________________________
Três Comunicação
Tel.: (92) 3651-7126
Tel-Fax.: (92) 3651- 8568
Cel.: (92) 8127- 0931
trescom.am@gmail.com