Governo do Amazonas realiza mutirão de cirurgias oftalmológicas em Parintins 

Foto: Divulgação SES-AM

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), inicia, neste sábado (08/06), um mutirão de cirurgias oftalmológicas em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A ação, que seguirá até terça-feira (11/06), tem vai contemplar 130 pacientes do município, com cirurgias de catarata e pterígio (carne crescida).

Viabilizada com verba oriunda de emenda parlamentar do deputado Delegado Péricles (PL), no valor de R$ 200 mil, o mutirão será realizado no Hospital Padre Colombo, no bairro São José Operário. A secretária de Estado da Saúde, Nayara Maksoud, explica que a ação tem como objetivo principal ampliar o acesso aos procedimentos cirúrgicos para moradores do município.

“A SES está cada vez mais próxima do interior, apoiando e colaborando com ações que contribuam com o acesso da população aos serviços de saúde de forma eficiente e adequada”, disse Maksoud, destacando que o governador Wilson Lima implantou a Gerência Estadual de Saúde do Baixo Amazonas, no município de Parintins, com o objetivo de potencializar as ações de saúde de forma descentralizada e ágil.

A secretária Executiva Adjunta de Regionalização da SES-AM, Rita Almeida, explica que serão quatro dias de ação para atender pacientes que necessitam dos procedimentos. Segundo ela, os beneficiários passam por uma triagem, com exames e consultas.

“A previsão é de atendermos 130 pacientes que, após avaliados durante triagem, serão encaminhados para a realização dos procedimentos”, disse.

Catarata e pterígio

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa. É caracterizada pela opacidade do cristalino, que pode levar à diminuição da visão. Já o pterígio é uma alteração na membrana transparente do olho, chamada de conjuntiva, que costuma ser sobre a superfície do olho em direção à pupila e, por este motivo, é conhecido por “carne crescida”.