Governo do Amazonas recebe medicamentos e insumos do Ministério da Saúde, em apoio ao Plano de Contingência para Estiagem

Os kits serão enviados pela SES-AM para os municípios afetados com a seca extrema e devem atender 81 mil pessoas, durante 30 dias

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

Atendendo à solicitação do Governo do Amazonas, o Ministério da Saúde (MS) enviou, nesta sexta-feira (04/10), kits de medicamentos e insumos estratégicos para auxiliar as ações que estão sendo desenvolvidas no Plano de Contingência para o enfrentamento dos efeitos da estiagem no estado. São 54 kits, constituindo uma parte da demanda apresentada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O material será enviado aos municípios mais afetados pela seca extrema. A quantidade permite atender 81 mil pessoas, durante 30 dias.

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, os kits serão distribuídos seguindo o cronograma de envio para os municípios. A secretária esteve em Brasília, no dia 26 de setembro, em reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Na ocasião, solicitou apoio federal às ações do Plano de Contingência que vem sendo executado no Amazonas, por determinação do governador Wilson Lima.

“Entre o pedido de aporte de recursos federais, solicitei da ministra Nísia Trindade o envio de 900 kits de medicamentos e insumos para o Amazonas. Hoje, estamos recebendo parte desse quantitativo e aguardamos que as demais solicitações sejam atendidas”, disse Nayara Maksoud, reforçando que o Plano de Contingência define apoio aos municípios, ações de gestão, abastecimento de medicamentos e insumos, infraestrutura, mobilização e educação em saúde.

Apoio aos municípios

O Governo do Amazonas já enviou 200,3 toneladas de medicamentos e insumos para cidades das regiões do Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões, e mais 9,8 mil volumes para municípios diversos. Além disso, 102 cilindros de oxigênio foram para Eirunepé, Canutama, Ipixuna, Boca do Acre e Itamarati e uma usina de oxigênio foi instalada em Envira.

Ações de monitoramento estão sendo desenvolvidas nos municípios, por meio do Centro de Operações de Vigilância em Saúde da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A atuação vem acontecendo desde maio deste ano, monitorando os agravos e doenças, para resposta em tempo oportuno.

De julho a setembro, profissionais da SES-AM e FVS-RCP realizaram visita de suporte e proteção de saúde frente à estiagem a 17 municípios do Amazonas, localizados nas calhas dos rios Juruá, Purus e Alto Solimões.