Governo do Amazonas reforça estrutura de saúde durante o 57º Festival de Parintins

FOTOS: Alex Pazzuelo

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) já está com a estrutura pronta para atender à população e visitantes durante o 57º Festival de Parintins, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho. O Governo do Amazonas está deslocando para a Ilha Tupinambarana profissionais de saúde e ambulâncias, além de estoque reforçado de medicamentos e insumos.

Para esta edição do festival são esperadas cerca de 230 mil pessoas, entre moradores e turistas de todo o país. Durante o período do evento, a SES-AM estará atuando no município (distante 369 quilômetros de Manaus) com uma equipe de 50 profissionais. Dentre eles, cardiologistas, oftalmologistas, neurologistas, ortopedistas, cirurgiões gerais, clínicos, enfermeiros supervisores e técnicos de Enfermagem.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, informa que o Governo do Amazonas está reforçando o estoque de insumos e medicamentos no município. Ao todo, segundo ela, são mais de 200 itens, entre materiais, medicamentos e Produtos Para Saúde (PPA), que estão sendo direcionados à Parintins.

“O planejamento que vem sendo executado tem o propósito de dar todo o suporte na área da saúde, para que a festa possa ocorrer com tranquilidade”, afirmou.

A SES-AM, disse ela, também está enviando ambulâncias para a cidade, que ficarão em pontos estratégicos. De acordo com a secretária, serão utilizadas em locais como o aeroporto da cidade, áreas de aglomeração e para dar apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

Unidades de retaguarda, com equipes médicas e ambulâncias, estarão à disposição no Balneário Cantagalo, localizado às margens do Lago do Aninga, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e nas dependências do Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo.

Unidades de saúde

A secretária-executiva adjunta de Regionalização da SES-AM, Rita Almeida, explica que o Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen, no bairro Santa Clara, e o Hospital Padre Colombo, em São José Operário, serão referência nos atendimentos mais complexos. O Jofre Cohen atenderá aos casos clínicos e de trauma. O Padre Colombo receberá os pacientes para especialidades de obstetrícia e clínico.

Ela destaca que as duas unidades estarão equipadas e receberão reforços, para atender casos de urgência e emergência, de média e alta complexidades, realizando exames de imagem, mamografia, raio x, eletrocardiograma (ECG) e ultrassonografia. Este ano, a SES-AM também irá realizar ecocardiograma no Hospital Padre Colombo, caso haja necessidade.

Na área externa do Bumbódromo, a população poderá procurar atendimento em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município: Waldir Viana e Irmão Francesco Galianni, que farão atendimentos médicos e odontológicos (de urgência), estabilização de pacientes críticos, curativos e suturas, aferição de pressão, glicemia, inalação, medicamentos, vacinas e outros.

Nos dias das apresentações dos bumbás, dois ambulatórios serão montados com estruturas capazes de atender urgências e emergências aos brincantes que estiverem dentro do Bumbódromo. No total serão 10 leitos clínicos, 4 leitos de suporte avançado, 2 ambulâncias e equipe multiprofissional.

Fotos: Alex Pazuello