Governo do Estado entrega Hospital Regional de Tefé

O Hospital, concluído e equipado pelo Governo do Estado faz parte do Programa de Reorganização da Atenção à Saúde no Amazonas. A unidade entra em funcionamento nesta segunda-feira (19) e o atendimento será feito por equipes já treinadas por meio de oficinas de sensibilização com foco na humanização do atendimento.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), o novo Hospital irá atender Tefé, onde vivem 64,4 mil habitantes, suas comunidades rurais e os municípios de Alvarães, Carauari, Japurá, Juruá, Maraã e Uarini, para os quais a unidade servirá de pólo base.

Com 80 leitos e funcionamento 24 horas, o Hospital Regional vai prestar atendimento de urgência, emergência e internação, nas áreas de clínica médica e cirúrgica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, neonatologia, enfermagem e assistência social. Além do padrão de leitos por especialidades, conforme o Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade vai oferecer serviço de Apoio Diagnóstico, com laboratório de análises clínicas, exames por Imagem (raio X e ultrassonografia) e banco de sangue para o atendimento imediato dos pacientes que necessitarem de transfusão sangüínea, além de uma brinquedoteca.

O Hospital Regional de Tefé tem 2,2 mil metros quadrados de área construída e os 80 leitos estão divididos em 16 para clínica ginecologica-obstétrica, 28 para clínica médica, oito para cirúrgica e 28 para clínica pediátrica. Os investimentos do Governo do Estado foram de R$ 3,3 milhões aplicados em obras, mobiliário fixo e equipamentos. Os servidores do hospital totalizam 251 profissionais, sendo 34 de nível superior, 154 de nível médio e 63 servidores de nível elementar.

O governador Eduardo Braga diz que a conclusão do Hospital faz parte da reestruturação da saúde no Estado e do compromisso do Governo de concluir as obras iniciadas na gestão anterior. “Além da estrutura física, estamos investindo na qualificação das pessoas que irão prestar assistência. Queremos ampliar o acesso aos serviços e garantir que o atendimento seja feito com a qualidade e o carinho que a população merece”. O governador lembra que o funcionamento do novo hospital é uma reivindicação antiga dos moradores de Tefé. Até o momento, a população contava apenas com o Hospital São Miguel, que será desativado para reforma.

Pelo programa de reorganização da Saúde, no interior do Estado foram concluídos e inaugurados, desde o início de 2003, os hospitais de Itacoatiara, Parintins, Fonte Boa, Eirunepé, São Sebastião do Uatumã, Iranduba, Caapiranga, Uarini, Coari, Apuí e Canutama. Na capital foram 13 obras, entre construções, ampliações e reformas.