Governo do Estado realiza obras de reforma e ampliação no Centro de Saúde Mental do Amazonas

A unidade, que realizou mais de 7,5 mil atendimentos de urgência e emergência neste semestre, vai ganhar mais 28 leitos

Foto: Divulgação SES-AM

O Governo do Estado está realizando obras de reforma e ampliação no Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam), localizado na avenida Desembargador João Machado, Planalto, zona centro-oeste. Com as obras, a unidade vai ganhar mais 20 leitos de enfermaria e oito de observação, passando a contar com 45 no total. A área construída vai aumentar de 531,27 metros quadrados para 1.902 metros quadrados. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, as obras, que estão sendo executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), estão avançando rapidamente e a previsão é de que tudo esteja concluído até dezembro deste ano. O investimento, segundo ela, é de R$ 10,7 milhões.

As obras, de acordo com a secretária, cumprem o propósito de reforçar a estrutura de atendimento em saúde mental no Estado e melhorar ainda mais o acolhimento aos pacientes. “São ações que fazem parte do Programa Saúde Amazonas, criado pelo governador Wilson Lima, com foco na ampliação da oferta de serviços na rede pública”, destaca.

Nayara ressalta que, no primeiro semestre de 2024 (de janeiro a junho), o Cesmam realizou 7.512 atendimentos de urgência e emergência psiquiátricas. No mesmo período de 2023, foram 3.968 mil, um aumento de mais de 80%. “Os números demonstram que há uma demanda crescente e, por isso, a rede estadual de saúde trabalha na ampliação da oferta do serviço, garantindo melhor acolhimento para esse público”, reforça.

As obras que estão sendo realizadas contemplam a ampliação da unidade, que atualmente possui 531,27 metros quadrados de área construída e passará para 1.902 metros quadrados, destaca o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo.

O secretário destaca que entre as melhorias que estão sendo executadas está a construção de um refeitório, uma área administrativa, uma nova enfermaria e sala de observação. “ Além disse está sendo feita estruturação da climatização e infraestrutura do entorno do prédio, como abrigo de gás, instalação de grupo gerador, plataforma elevatória, entre outros serviços, como reforço das esquadrias com gradil”, enumera Marcellus Campêlo.

Acolhimento

A diretora geral do Cesmam, Josinete Nogueira, explica que a unidade oferece atendimento interdisciplinar, com equipe multiprofissional, composta por médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros profissionais.

Na unidade são feitos atendimentos clínicos, psiquiátricos, serviço social, de psicologia e atendimento de urgência e emergência, em cumprimento à política de saúde mental do Sistema Único de Saúde (SUS). “A ampliação do número de leitos e da estrutura como um todo, diz ela, tem como objetivo dotar a unidade de um melhor acolhimento às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, ou decorrentes do uso de álcool e outras drogas, ressalta a diretora.